Gazeta Itapirense

Festa de Maio ‘esvaziada’ terá presença de fiéis este ano

Praticamente às vésperas do mês de maio, a paróquia de São Benedito já tem o roteiro religioso da mais tradicional festa religiosa, uma das mais antigas de todo interior paulista, com mais de 120 anos de realização ininterrupta, a Festa de São Benedito, ou Festa de Maio para 99,99% dos itapirenses. A principal diferença da festa deste ano, com aquela realizada no ano passado será – se nada diferente ocorrer até lá – a volta do público às celebrações.

Mas a boa notícia para por aí. A Festa de Maio como aprendemos a amar não ocorrerá de novo em virtude dessa praga chamada coronavírus. Barras de comes e bebes, de bugigangas, parque de diversão, procissão e todo o charme de nossa Festa do 13 ficará pra 2022.

No ano passado, no início da pandemia, igrejas estavam fechadas e o então prefeito José Natalino Paganini não titubeou em cancelar a realização da parte festiva e folclórica, um baque para os amantes da festa.

Neste ano a presença de público será restrita a 25% do total da capacidade da igreja de São Benedito, algo em torno de pouco mais de 70 pessoas. A secretaria da paróquia já avisou que os fiéis que quiserem participar deverão fazer agendamento prévio.

Padre André Ricardo Panassollo, pároco, programou a novena em honra a São Benedito de 4 a 12 de maio com dois horários de missa: às 15h00 e 19h00. No dia 13, dia do encerramento, haverá missa às 5h30, às 10h00 e às 15h00, cerimônia esta que será presidida pelo bispo de Amparo, D. Luiz Gonzaga Fechio.

A GAZETA apurou ainda que o pároco poderá eventualmente promover também no dia 13, uma espécie de desfile com a imagem do Santo na carroceria de uma caminhonete, como foi feito no ano passado. Mas isso, bem como alguma iniciativa de vender e entregar produtos alimentícios, para ajudar na manutenção da paróquia, vai depender muito da situação do controle da pandemia aqui na cidade até a segunda semana de maio.

Cultura

 A GAZETA consultou a Secretaria de Cultura e Turismo para saber se algo estava sendo programado para o período da festa e segundo o atual titular da pasta, maestro César Lupinacci, não muda nada neste ano com relação ao que já ocorreu no ano passado. Ou seja, sem nenhuma atividade patrocinada pelo município. “Toda e qualquer iniciativa será por conta da paróquia”, reforçou.

 

 

Compartilhe
error: