Gazeta Itapirense

Família Sartorelli anuncia celebração de saga familiar para abril de 2022

Caso nada de excepcional ocorra até lá, representantes da família Sartorelli aqui de Itapira, já têm tudo planejado para reunir no início de abril do ano que vem, o maior número de descendentes dos pioneiros Luigi e Maria Rosa Sartorelli, imigrantes italianos que vieram tentar a sorte no Brasil, na virada do século XIX para o século XX.

Uma comissão organizadora se incumbe dos preparativos para reunir algo em torno de 700 pessoas. Data e local já foram definidos. A reunião dos Sartorelli vai ocorrer no dia 09 de abril de 2022 na casa de eventos Palazzo Vechio.

Uma comissão composta pelos próprios familiares, cuida dos preparativos. O ponto de inflexão do encontro será a celebração de 134 anos de imigração de Antônio Sartorelli, imigrante italiano que chegou ao Porto de Santos, no dia 09 de abril de 1888, trazendo junto, o filho Luigi, de apenas 03 anos de idade. Antônio era viúvo e se casaria mais tarde em Itapira, com Giuseppina Silvestrini.

Detalhes do encontro foram acertados no último dia 27 de novembro, um sábado, no Hotel Juca Mulato (antigo Hotel Fazenda Esperança), quando se reuniram diversos integrantes da família Sartorelli aqui de Itapira e alguns que hoje residem em outras cidades, representando os diferentes ramos que se estabeleceram a partir do casamento de Luigi com Maria Rosa Dell’Angelica

Encontro preliminar realizado no Hotel Fazenda Juca Mulato, definiu as diretrizes

Foram revelados detalhes como a distribuição de um crachá que além do nome da pessoa, vai dizer a qual dos ramos originais pertence. Ficou decidido ainda que cada um dos ramos cuidará de organizar de uma homenagem em vídeo, destacando as características marcantes, ilustrando o com fotografias e imagens representativas da família/casa/sítio onde moravam seus integrantes. E é claro, a promessa de que não vai faltar boa comida e muita música de qualidade, aliás, como requer uma festa onde quem dá as cartas é a “italianada”.

Este encontro, estava programado originalmente para ocorrer em 2020, mas os cuidados tomados diante da pandemia que rolava solta fizeram com que a ideia fosse “congelada”. Mais recentemente, os integrantes da família voltaram a discutir o assunto, criando, então, a comissão organizadora. A ideia é homenagear também uma “nonna” de 98 anos de idade em nome de todos os familiares, dos diferentes ramos.

Um breve histórico:

Antônio Sartorelli, viúvo, desembarcou no Porto de Santos com seu filho Luigi, com três anos de idade, no dia 7 de abril de 1888. Residindo em Itapira/SP, casou-se novamente com Giuseppina Silvestrini, com quem teve três filhos: José(1889), Luciano(1891) e Vitório(1896). Antônio faleceu em Itapira no dia 2 de dezembro de 1937.

Luigi Sartorelli nasceu na comune di Torre di Mosto, província di Venezia, Itália. No Brasil acabou adotando o nome de Luiz. Casou-se em 1904 com Maria Rosa Dell’Angelica, originária da comune de Campannori, província de Lucca, Itália. O casal teve 15 filhos: Duílio, João, Antônio, Júlio, Augusto, Júlia, Américo, Regina, Antenor, Antônia, Vitório, Raineri, Amábile, Argentina e Lourdes. Luigi faleceu no ano de 1934 e Rosa em 1961, ambos sepultados no Cemitério da Saudade aqui em Itapira.

Site da família: http://www.luigisartorelli.com.br

O casal Maria Rosa e Luigi deu origem a uma enorme prole, hoje estabelecida em quase todo o Brasil 

 

 

Compartilhe
error: