Gazeta Itapirense

Esportiva estreia hoje na “Copinha” querendo fazer bonito

Hoje é dia de estreia da Esportiva Itapirense na 52ª Edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A equipe faz o jogo preliminar do Grupo 20, contra o Retro de Pernambuco, a partir das 17h15. No jogo de fundo, a partir das 19h30, o Cruzeiro de Belo Horizonte enfrenta o Palmas (TO).

Serão exigidos dos torcedores que se dispuserem a assistir a estas partidas que levem consigo duas cópias xerox do comprovante de vacinação contra a covid com pelo menos duas doses. Outras opções são o registro eletrônico e os testes antígeno (24 horas) e PCR (48 horas). Obrigatório também o uso de máscaras. A previsão é de chuva para a hora do jogo. Guardas-chuvas são proibidos. O jeito é apelar para as capas de chuva descartáveis, à venda nas boas lojas de 1,99.

O técnico da Esportiva, Tássio Lopez Ferreira, 39, afirmou que sua equipe está preparada para a estreia. “Para os garotos é como disputar uma Copa do Mundo”, disse ele, referindo-se à importância do torneio. Ele próprio, quando ainda atuava dentro dos gramados foi campeão do torneio em 2003 defendendo as cores do Santo André, vencendo o Palmeiras na final.

Tássio acredita em uma boa campanha. A equipe fez campanha bastante razoável no campeonato paulista sub-20 do ano passado, chegando invicta à fase do mata-mata. Teve a infelicidade de cair, na sequência, em uma chave que tinha duas equipes que estariam entre os semi-finalistas, o Palmeiras (campeão) e o Grêmio Audax (terceiro colocado).

Mas a base é a mesma. A única baixa é o lateral direito Denzel que foi fazer um período de testes no Palmeiras. Uma novidade será a presença do atacante Talison, que vem do futebol catarinense e incorporado ao plantel no final do ano passado. “Vamos dar o nosso máximo para primeiramente nos classificarmos para a fase seguinte. Uma etapa por vez”, acautelou-se.

Será a quarta vez consecutiva que Itapira participa como uma das sedes da Copa São Paulo. Em 2018, depois de gestões feitas pelo deputado Barros Munhoz junto ao presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, a cidade participou pela primeira vez e atraiu torcedores até de cidades vizinhas. Somente em 2019 que a equipe não conseguiu avançar para a fase de mata-mata. Em 2020, último ano em que a disputa ocorreu, a Esportiva avançou ainda mais uma etapa, sendo desclassificada em um jogo dramático pelo Vasco da Gama.

 

Tudo pronto

 

O Chico Vieira estará um brinco para receber torcedores, delegações, arbitragem e visitantes diversos. Quem garante é o Secretário de Esportes Flávio Boretti. Ele lembrou de desde o segundo semestre do ano passado o estádio vem recebendo melhorias. “Todos os vestiários foram reformados. Demos uma geral nas cabines de imprensa e no setor coberto. O gramado está um tapete. Ainda hoje estamos dando os últimos retoques”, afirmou.

Sobre as condições das torres de iluminação, Boretti disse que ainda não colocou em prática sua pretensão de fazer uma reforma completa, mas adiantou que todas as luminárias estão funcionando e que providenciou um esquema adicional de geração de energia para que não haja sobrecarga. “Nossa expectativa é a de que funcione direitinho”, manifestou-se.

 

 

Tássio, técnico da Esportiva: experiência na Copinha como treinador e como jogador

 

Compartilhe
error: