Gazeta Itapirense

Em Itapira, mais de 400 ainda não tomaram segunda dose da vacina

A estratégia de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde para dar prosseguimento à campanha de imunização contra a covid-19 aqui na cidade neste início de semana vem priorizando a aplicação da segunda dose da vacina. A movimentação no Ginásio de Esportes José Bonifácio Coutinho Nogueira tem sido bastante tranquila nesta segunda (16) e terça-feira (17).

Em uma outra frente, a equipe da Vigilância Epidemiológica (V.E) se esforça para localizar e confirmar a aplicação da segunda dose, em um número expressivo de pessoas, cerca de 420 até o final da semana passada, conforme apurou A GAZETA. Segundo uma colaboradora que atuava hoje de manhã na recepção das pessoas que foram tomar a segunda dose, alguns destes “retardatários” deram o ar da graça entre ontem e hoje. “Via de regra essas pessoas apresentam como justificativa ter ficado doente, algumas delas mencionando terem pegado a covid, para justificar o atraso”, contou a moça.

Foi o caso da costureira Maria Aparecida, moradora no Della Rocha II. “Quando tomei a vacina em maio, tive reação. Algum tempo depois tive uma gripe muito forte e acabei deixando de lado a segunda dose. Ela contou que foi primeiramente procurar informações na UBS onde é atendida regularmente e foi orientada a procurar a UBS da Vila Ilze, para regularizar sua situação. “Recebi a segunda dose recentemente. Parece que tirei um peso dos ombros”, contou.

A GAZETA apurou também que existem casos bastante esporádicos de pessoas que não tomaram a primeira dose, que também estão sendo encaminhados para a UBS da Vila Ilze. “Via de regra, trata-se de pessoas que foram influenciadas pelas fake news e preferiram esperar para ver o que aconteceria com quem tomou a vacina”, disse uma das colaboradoras da V.E.

Compartilhe
error: