Gazeta Itapirense

Em dia movimentado, equipe de vacinação teve que lidar com filas

A Secretaria de Saúde deu prosseguimento nesta terça-feira a vacinação de pessoas com idade a partir de 74 anos, cuja recomendação estabelecida era para ser realizada ontem, com a de 73 anos nesta terça-feira, prosseguindo de 71 e 72 anos nesta quarta, dia 24; na quinta-feira, pessoas da faixa etária de 70 anos e na sexta-feira, dia 26, de 69 anos.

Segundo avaliação de servidores municipais que atuavam na vacinação na manhã de hoje, este foi um dos dias de maior movimentação. Houve quem esperasse até meia hora dentro dos veículos para ser vacinado, situação que se repetiu também para aqueles que foram a pé. “Eu tinha alguns afazeres para realizar aqui no centro e resolvi tomar a vacina antes”, justificou a aposentada Maria José da Costa, que disse ter esperado 25 minutos em uma fila.

 

A fila de veículos também chamava a atenção. A equipe de vacinação deslocou pelo menos três servidoras para preencher a ficha de atendimento das pessoas que iriam ser vacinados, para adiantar o trabalho. Uma das profissionais avaliou que na medida em que for caindo a idade das pessoas que recebem vacina, maior será o público a ser vacinado. “Hoje de fato veio muita gente. Temos que nos acostumar com esta situação daqui para frente”, comentou ela.

A assessoria de comunicação da prefeitura informou que entre segunda-feira, 22 e hoje foram realizadas 872 aplicações da primeira dose da vacina (408 ontem e 464 hoje), corroborando com a sensação de que o atendimento deu um salto neste começo de semana.

Aumento do número de pessoas já era esperado pela Vigilância Epidemiológica

Casais

A reportagem da GAZETA notou uma situação comum na fila da vacinação na manhã de hoje. Casais de idosos, com diferença de idade entre um e dois anos, saíram dispostos a tomar a vacina juntos. “Eu tenho 73 anos e ela tem 72. Viemos juntos para fazer uma só viagem”, disse um aposentado que se identificou apenas como Orlando.

Mesma situação do casal José Oscar Poleta, de 72 e dona Luzia Nadalini, de 71. “Fomos informados de que situações como a nossa tem tido tolerância da equipe da vacinação”, disse dona Luzia. O casal se mostrava ansioso por receber sua dose. “Estamos sim (ansiosos), queremos ajudar a vencer a batalha contra esta doença terrível”, reforçou seu Oscar.

José Oscar e dona Luzia fizeram da vacinação um programa matinal nesta terça-feira

 

 

 

Compartilhe
error: