Gazeta Itapirense

Em 10 anos, mais de 117 mil escorpiões foram capturados nos cemitérios de Itapira

O número é assustador mas é real: em 10 anos de atuação da equipe do Serviço de Controle de Zoonoses mais de 117 mil escorpiões foram retirados dos dois cemitérios de Itapira.

É quase 2 escorpiões para cada itapirense vivendo entre os túmulos à procura e seu alimento preferido: as baratas. Imagine se essa população que coloca medo em qualquer um estivesse pelas ruas de nossa cidade.

Dos 117.173 capturados, 113.851 estavam entre as lápides do Cemitério da Saudade e 2.877 no Cemitério da Saudade. Entram na conta outros 445 que foram localizados durante exumações.

Somente em 2024 foram tirados de circulação 3.569, sendo 3.159 no Cemitério da Paz e 410 no Cemitério da Saudade.

“Vamos continuar trabalhando, mas já derrubamos bem a população de escorpiões nos cemitérios. Podemos dizer que há escorpiões, porém a situação não está fora de controle”, explicou Bertini.

A grande maioria dos capturados segue para o Instituto Butantan para a produção de soros antiescorpiônico e antiracnídico, mas alguns morre ou são sacrificados. Os filhotes são exterminados.

Bertini lembrou que no caso do Cemitério da Paz o crescimento na população de escorpião se deu após uma nova regra colocada em prática no local: “lá começou a favorecer o aparecimento de escorpiões quando foi autorizado a construção das lápides, até então era somente gramado com sepultamento no chão”.

O trabalho de captura é feito sempre nos meses mais quentes do ano, quando os escorpiões saem mais de seus esconderijos. As equipes se dirigem aos cemitérios à noite e utilizando um tipo luz específica conseguem capturar os animais e depois colocam em recipientes seguros para posterior destinação adequada.

O próprio Instituo Butantan agradeceu a contribuição voluntária do município e destacou a importância desse trabalho. “Ressaltamos a relevância dos trabalhos realizados no controle da população destes animais, sobretudo no ambiente urbano, que muito certamente têm papel crucial para reduzir o impacto dos acidentes causados pelos escorpiões para a saúde da população”.

Por essa e outras que o excelente trabalho realizado pelo médico veterinário Rodrigo Bertini é um dos mais bem sucedidos no município, com destaque regional.

 

Compartilhe
error: