Gazeta Itapirense

Eleição da OAB termina empatada e representação estadual vai definir situação

Um surpreendente empate por 107 votos atribuídos às duas chapas que concorreram nesta quinta-feira à eleição da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) jogou uma “batata quente” nas mãos do advogado José Maria Vidorro, presidente da Subcomissão Eleitoral da 95ª subseção (OAB Itapira), que vai ter que se pronunciar a respeito dos critérios de desempate que irão definir qual dos dois candidatos; Renato Breda Porcelli, ou Luiz Arnaldo Alves Lima Filho, exercerá o cargo de presidente da OAB local no próximo triênio.

Conforme apurou A GAZETA, a posição de momento sinaliza com uma consulta oficial à Comissão Eleitoral da OAB de São Paulo (OAB Seccional) a qual, não deverá se pronunciar com celeridade devido ao processo eleitoral acirrado da própria OAB Estadual ainda em andamento e que tem tratamento preferencial.

Muito provavelmente, o parecer oficial com a decisão a respeito do assunto seja emitido ao longo da próxima semana. Até lá o suspense permanece. Luiz Arnaldo Alves Lima, que encabeça a chapa “Compromisso com a Advocacia” se pronunciou a respeito e argumentou que o primeiro critério para desempatar a eleição seria que o candidato com mais idade seja declarado vencedor. Com 39 anos, ele é apenas alguns meses mais velho do que o candidato concorrente, Renato Breda Porcelli, candidato a presidente pela Chapa “OAB Para Todos”

 

Nova Eleição

 

Já o candidato da Chapa OAB Para Todos tem outro entendimento. Segundo Renato Porcelli, “A falta de critérios no Estatuto da OAB, implica na realização de uma nova eleição”. Ele argumentou ainda que já existe posição firmada a respeito  dentro da própria OAB-SP. Polêmicas à parte, o processo eleitoral transcorreu em um clima de tranquilidade e cordialidade e foi realizado na Casa do Advogado e da Cidadania, a sede da OAB-Itapira. Foi designada uma urna eletrônica pela Justiça Eleitoral para a coleta dos votos.

A votação começou às 9h00 e se encerrou às 17h00. Compareceram no total 234 “eleitores”, de 333 profissionais da advocacia registrados aqui em Itapira. Além dos 107 votos atribuídos a cada uma das chapas concorrentes, foram apurados  09 votos em branco e 11 pessoas anularam seu voto.


Porcelli e Alves Lima Filho têm opiniões divergentes sobre como se dará o desfecho da eleição

Compartilhe
error: