Gazeta Itapirense

Editorial: Que país é este?

 

Renato Russo, falecido há 25 anos, escreveu uma música “Que País é esse?” em 1978, mas que só chegou ao grande público em 1987 através do álbum ‘Que país é este’, grande sucesso da banda Legião Urbana. Renato Russo fez uma leitura exemplar daquele período, prova cabal de que a boa arte é duradoura, a música continua atual quarenta e três anos depois.

E o que a música diz? “Nas favelas, no senado. Sujeira pra todo lado. Ninguém respeita a constituição. Mas todos acreditam no futuro da nação. Terceiro mundo se for. Piada no exterior. Mas o Brasil vai ficar rico. Vamos faturar um milhão. Quando vendermos todas as almas. Dos nossos índios num leilão. Que país é esse?”

O que perguntaria Renato Russo ou alguém com sensibilidade semelhante se do nada desse as caras por aqui e constatasse que morreram, vítimas da pandemia, mais de 568 mil brasileiros, por falta de sintonia entre governantes e de respeito aos ditames da ciência; e observasse que as instituições alicerces da nação apresentam dificuldades para o entendimento; e testemunhasse que as desigualdades sociais continuam sendo a maior chaga; e verificasse que a educação das nossas crianças e adolescentes continuam jogadas às traças; e comprovasse a fila de milhões de desempregados… Perguntaria, com certeza: que país é este?

Compartilhe
error: