Gazeta Itapirense

EDITORIAL: OAB-Itapira dividida?

A eleição da OAB Itapira transcorrida na última quinta-feira, 25, buscava definir o grupo que irá comandar a subseção itapirense no triênio 2022/2024 apurou um empate: 107 votos para cada uma das duas chapas concorrentes. Diante disso, a proclamação da chapa vencedora será da responsabilidade da Comissão Eleitoral da OAB São Paulo, que tecnicamente não vive o dia a dia das atividades jurídicas da cidade. Qualquer que venha a ser o resultado, a eleição mostrou que a categoria está dividida. Nos pleitos anteriores, a chapa vitoriosa emplacava diferenças incontestáveis sobre as concorrentes.

Não bastasse a constatação do empate, nove advogados votaram em branco e onze preferiram anular o voto, em suma, vinte fizeram questão de manifestar a não preferência por nenhuma das duas chapas. Outros noventa e nove, devidamente registrados, se abstiveram. Mesmo quando a diferença de votos entre os candidatos é pequena, ela revela a preferência da maioria. E o voto da maioria é inquestionável. Fato que não ocorreu nessa eleição.

Há quem diga que a solução virá pelo chamado critério de desempate, que segundo o noticiário, há divergência de interpretação entre os concorrentes. Se lastreado nos estatutos, o procedimento é legítimo. Mas há, também, quem diga que essa solução é eticamente cabível quando envolve duas pessoas, dois candidatos, e não uma chapa composta por várias pessoas.

No caso da eleição da OAB de Itapira, enquanto um candidato é alguns meses mais velho em idade, o outro é alguns meses mais velho no exercício da profissão. Considerando que se trata da eleição de uma entidade representativa de uma categoria, qual deveria ser o melhor critério de desempate, questionou um advogado?

Dispensado qualquer critério que venha a ser utilizado para definir o comando da subseção itapirense da OAB nos próximos três anos, um fato é inegável: a categoria dos advogados de Itapira está dividida. E isso não é nada bom!

Um advogado, com longos anos de profissão, fez o seguinte comentário: “Nem sei se é possível, mas a melhor solução para a categoria seria juntar elementos das duas chapas. Não gosto da ideia de ver a minha entidade dividida, sem representatividade da categoria. Vamos aguardar! ”

Compartilhe
error: