Gazeta Itapirense

Doação de Sangue focaliza estoques mais baixos em anos

A Secretaria Municipal de Saúde anuncia a realização nesta quinta-feira, 19, a partir das 9h00 da manhã na sede do Lions Clube (na Vila Boa Esperança) mais uma campanha de recolhimento de sangue, realizada de forma regular em parceria com o Hemocentro da Unicamp a cada dois meses.

O bioquímico Francisco de Assis Marella, o Fran, responsável pela organização da coleta aqui em Itapira confidenciou que a situação dos estoques em todo o Estado de São Paulo é preocupante. “A demanda por sangue continua elevada. Embora os números da pandemia estejam em queda, o total de sangue armazenado nos hospitais segue em descompasso com as necessidades de momento”, frisou.

Marella disse que os expedientes utilizados para convocar os doadores continuam sendo os mesmos, ou seja, uso das redes sociais e apoio dos veículos de comunicação. Ele calcula que deverão ser entregues cerca de 100 senhas para as pessoas que comparecerem no local. A abertura dos trabalhos começa às 9h00, observando regras de distanciamento, ocupação do espaço, uso de máscaras e higienização das mãos. “Torço para que todas as senhas sejam entregues. Mas é fato que na época mais fria do ano, o número de doadores cai bastante”, conjecturou Marella.

 

Bombeiros

 

Fran Marella revelou também que para esta quinta-feira foi programada uma atividade especial para ser realizada dentro do ambiente de coleta de sangue, com a presença de agentes do Corpo de Bombeiros de Mogi Guaçu, que farão uma espécie de palestra para as pessoas presentes, ensinando como agir em caso de “engasgamento”. “Essa atividade foi realizada recentemente em uma coleta de sangue realizada em Mogi Guaçu e recebeu muitos elogios. Decidimos trazer a equipe para Itapira para que possamos fazer este tipo de esclarecimento para o público local”, finalizou.

Novidade: Bombeiros de Mogi Guaçu agendaram palestra sobre condutas para desengasgamento 

Compartilhe
error: