Gazeta Itapirense

Dia de desmontar presépios e guardar os enfeites de Natal

O Dia 06 de Janeiro, segundo a tradição cristã, representa a chegada dos três reis magos a Jerusalém, seguindo a estrela guia a partir do oriente, para conhecer de perto do Filho de Deus. É a data onde também convencionou-se que é o dia de desmontar presépios, árvores de Natal e demais enfeites natalinos.

Nas igrejas da cidade a tarefa já vem sendo executada. Quem teve a curiosidade (e o privilégio) de visitar os seus presépios durante o mês de dezembro, certamente deve ter ficado satisfeito.  Trata-se de uma antiga tradição local, as paróquias terem seus próprios presépios, todos eles muito bonitos.

 

História

 

Desde os primórdios do cristianismo, a história dos 3 Reis Magos é sujeita a muitas interpretações, como por exemplo de que poderiam ter sido mais de três, ou então, que não eram reis, mas sábios do Oriente. Aparecem com destaque na descrição feita pelo evangelista Mateus (Mateus 2:1-12) quando seguiram a Estrela Guia para adorar ao Rei dos Judeus e foram recebidos pelo Rei Herodes, antes de se dirigirem ao local onde estavam Jesus, Maria e José.

Gaspar, Baltazar e Melchior, ofereceram mirra, incenso e ouro como dotes para a criança recém nascida. Teriam sido advertidos em sonho por um anjo, para que não retornassem a Herodes (que lhes havia pedido que revelassem onde estava a criança) e assim regressaram ao seus locais de origem.

 

Presépio da Igreja Matriz de Santo Antônio: cidade tem tradição na montagem

 

Compartilhe
error: