Gazeta Itapirense

Criadouros de dengue acendem luz ‘vermelha’ na Vigilância

Uma pesquisa realizada pela Vigilância Epidemiológica/Controle de Vetores no mês de janeiro traz um alerta para o risco de aumento de casos de dengue no município. As equipes visitaram 1.185 imóveis de diversos bairros da cidade para fazer a ADL (Avaliação de Densidade Larvária) e encontraram muitos criadouros de mosquito com água, sendo alguns com larvas. O índice ficou em 3.0, que indica situação de alerta.

Os principais criadouros encontrados foram vasos de plantas, latas, plásticos, peças e sucatas. Os tipos que mais continham água foram vasos de plantas, bebedouros de animais, baldes/regadores, ralos externos, latas e plásticos. Ao todo, 49 amostras de larvas foram recolhidas e 48 delas eram do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

O resultado da pesquisa e tempo chuvoso e quente são ambientes propícios para o desenvolvimento do mosquito. A prevenção da dengue (e outras doenças provocadas pelo Aedes) é feita com a eliminação de criadouros e o cuidado com a água parada. O apelo da equipe da Vigilância é para que a população fique atenta aos criadouros.

Em 2020 houve 32 confirmações de casos de dengue em Itapira e 482 notificações. Esse ano ainda não há casos confirmados, mas há dois suspeitos que aguardam resultados de exames.

 

Compartilhe
error: