Gazeta Itapirense

Cozinhar: um ato de amor que atravessa gerações

Um ato de amor passado de geração em geração. Esse é o tema da campanha da Marajoara Laticínios nas redes sociais para este mês das mães e que busca resgatar a tradição das receitas de família. Para estrelar o vídeo promocional, que vai ao ar nesta semana, a marca convidou a professora universitária Juliana Alves Parente Rocha, de 39 anos, que representa a terceira geração de uma família que sempre entendeu o ato de cozinhar como uma forma de transferir amor e carinho. A GAZETA conta essa história inspiradora de gerações.

No vídeo, com a ajuda do filho Samuel, de 7 anos, ela revela a receita de um pão caseiro que era preparado pela avó e depois por sua mãe, sempre em ocasiões festivas, como nas reuniões de família e festas de fim de ano.

“Minha mãe sempre fazia este pão caseiro nas datas comemorativas e nas reuniões de famílias. Ela aprendeu com minha avó, que era quituteira em Itauçu, no interior de Goiás”, conta Juliana, que aprendeu a receita ainda menina com a mãe, a aposentada Ana Izeila Alves, de 67 anos, que sua vez herdou da sua mãe, a avó de Juliana, dona Tereza Aparecida Alves, já falecida.

Ana Izeila mostra com orgulho o caderno com as receitas que herdou da mãe, uma quituteira de mão cheia

Sendo a filha do meio, das três que dona Ana teve, Juliana conta que a mãe conseguiu passar para ela e as irmãs o real significado de cozinhar na família. “Para nós, lá em casa, é um ato de carinho, é uma forma de transferir amor para as pessoas”, conta a professora, que também vê o preparo da comida em casa como algo ligado a uma vida mais saudável. “Isso é outra coisa que eu e minhas irmãs aprendemos com nossa mãe, que é valorizar a comida caseira. Aqui fugimos da comida industrializada. É algo que, não só fortalece os laços familiares, mas também tem a ver com saúde”, destaca Juliana.

Quituteira de mão cheia

Com uma participação especial no vídeo produzido pela Marajoara, Ana Izeila fala comovida sobre a mãe, dona Tereza, que segundo ela, era a maior cozinheira que já conheceu. “Como quituteira, era ela quem abastecia um armazém que meu pai tinha, e além disso, ela fazia várias encomendas para bares e padarias da região. Ela sabia fazer de tudo: pão de queijos, roscas, vários tipos de biscoitos, bolos”, conta com orgulho.

Orgulhosa em ter conseguido passar esse valor para suas famílias e feliz por ver que os netos também começam a entender o que é cozinhar com amor, Ana Izeila lembra que essa paixão pela cozinha começou com sua mãe. “Ela era uma cozinheira de mão cheia e ela sabia um monte de receita. Minha mãe não sabia escrever, mas guardava tudo na cabeça e quando alguém pedia ela dava a receita com as medidas todas, certinhas”, relembra Ana Izeila, que passou muitas das receitas da mãe para um caderno, que guarda com carinho.

Juliana com a mãe, dona Ana Izeila, e o filho Samuel

Sobre o convite feito pela Marajoara para participar do vídeo em homenagem ao mês das mães, Juliana diz se sentir privilegiada ao poder mostrar para outras pessoas as receitas da família. “Para mim, acho que também para meu filho que fez o vídeo comigo, foi muito gratificante”, afirma.

E se você ficou curioso para saber como é o preparo desse pão, cuja receita tem sido passada de geração em geração lá em Itauçu, confira a seguir os ingredientes e preparo, ou então visite as redes sociais da Marajoara.

 

Ingredientes:

– 1 kg de farinha de trigo;

– 1 xícara de chá de óleo ou margarina;

– 4 e ½ colheres de fermento;

– 6 colheres de sopa de açúcar;

– 3 ovos;

– 1 colher de sal;

– pouco menos de ½ um litro de leite morno.

Modo de preparo:

Em uma vasilha misture todos os ingredientes e amasse bastante. Depois deixe descansar por uma horas. Após crescer, enrole os pães e deixe crescer por meia hora. Depois de crescido, leve ao forno e asse em temperatura média. O tempo para assar dependerá da potência do forno, mas em geral leva uns 15 minutos.

Compartilhe
error: