Gazeta Itapirense

Conselho Municipal de Saúde autoriza continuidade da “Equoterapia” na APAE

A APAE de Itapira recebeu recentemente, por ocasião do último encontro ordinário do ano do Conselho Municipal de Saúde, uma notícia que deixou muito satisfeitos dirigentes e colaboradores diversos: o colegiado aprovou por unanimidade a destinação de recursos para manutenção do programa de equoterapia mantido pela entidade.

O presidente da APAE, o médico Newton Santana, ele próprio frequentador assíduo das reuniões do Conselho, fez questão de agradecer seus pares pela deferência carinhosa dada ao pleito da entidade. “Fiquei particularmente feliz pela maneira inequívoca com que todos os participantes da reunião compreenderam a importância da manutenção do programa”, disse Santana.

O programa de Equoterapia caminha para dez anos de aplicação e utiliza as instalações do Recinto Agropecuário Carmen Ruete de Oliveira. A despeito de sua importância, o custeio é relativamente barato (algo em torno de R$ 10 mil por mês) diante dos benefícios que oferece a cerca de 30 crianças matriculadas. Basicamente se destina à manutenção da equipe multidisciplinar que atua no projeto. Antes de ser indicada para o tratamento, a criança tem que necessariamente receber aval de um neurologista e de um ortopedista. A procura tem sido tão grande que já existe fila de espera.

Newton Santana, um apaixonado por cavalos, enxerga na equoterapia uma atividade que tem trazido benefícios inquestionáveis a crianças atendidas pela APAE. Conforme explicou, contribui para melhoria da coordenação motora, atenua problemas neurológicos, funciona como excelente opção de fisioterapia e além de tudo isso “Melhora sensivelmente a autoestima dos pacientes”. E arrematou falando da importância em replicar esta experiência com outras localidades: “Nosso programa já se tornou referência para muitas cidades”.

 

Programa caminha para dez anos de implantação e tem  até fila de espera

 

Compartilhe
error: