Conselheiros ambientais fazem plantio para compensar gases
No último dia 15, os conselheiros do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) reuniram-se no auditório do Museu de História Natural para a 12ª plenária do ano e, na oportunidade, promoveram o plantio de 20 mudas de árvores nativas na Avenida dos Biris, no Parque Juca Mulato.
A ação cumpre a Resolução n° 04/2020 do conselho que prevê a neutralização dos gases estufas emitidos durante as reuniões.
A atividade contou com o apoio da SAMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente).
As ameaças de aquecimento global pelo efeito estufa e suas consequências e o apelo para apoio da sociedade foram um dos assuntos debatidos durante a COP 27 (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima) realizada no mês passado, no Egito. Itapira, através das ações da SAMA e do Comdema e com a adesão no Acordo Ambiental São Paulo, colaboram para a redução desses impactos.
De acordo com o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, as florestas são o maior reservatório de carbono, contendo cerca de 80% de todo o carbono estocado na vegetação terrestre e cerca de 40% do carbono presente nos solos. “Este conselho tem feito sua parte e esperamos que essa ação sirva de modelo para outras organizações, conselhos, indústrias e demais seguimentos”, destacou a presidente Camila Bonelli de Milano.