Gazeta Itapirense

Comida saudável é ponte para ser vegetariano

Antes de mais nada, esta reportagem de A Gazeta não tem intenção de impor quaisquer restrições ao consumo de carne, e nem falar mal do produto, que comprovadamente, de acordo com pesquisas sérias em nutrição, é um dos fatores de saúde. Então, para mudança nos hábitos alimentares, fica a dica de antes consultar um especialista: nutricionista, médico ou médica, ou nutrólogo.

Segundo dados de uma pesquisa realizada do IBGE, cerca de 14% dos brasileiros se declararam vegetarianos, um aumento de 75% em relação ao mesmo levantamento, esse de 11 anos atrás.

No entanto, mudar os hábitos alimentares não deve ser realizado de qualquer maneira. É fundamental buscar, primeiramente, compreender o conceito de se alimentar bem e de forma saudável, compondo os nutrientes como proteínas, carboidratos, energia, vitaminas e minerais de forma adequada, sem excessos ou ausências.

Para dietas mais específicas, como a vegetariana, e mesmo vegana, é necessário realizar uma transição que adeque o organismo aos novos hábitos e que, devidamente adaptado, tenha as respostas fisiológicas em equilíbrio, que é o que se chama homeostase orgânica.

O vegetarianismo é um sonho de muitas pessoas, mas muitos nutricionistas  são contundentes em afirmar que, para que seja saudável e equilibrado, os comensais precisam entender de composição nutricional. Não basta tirar o bife e só comer batata e alface.

A nutricionista Andrea Canvez, que atende por uma plataforma online de contratação de serviços, disse para A Gazeta que há dicas que ajudam na transição para quem deseja iniciar uma dieta vegetariana, e que serve ainda para se adaptar a uma alimentação de almoço cotidiano.

“Comece reduzindo o consumo de proteína animal, por exemplo. Troque o leite de origem animal por similar vegetal. Aprenda a cozinhar. Aumente o consuma folhas e vegetais verdes, além de leguminosas, tubérculos e legumes diversos. Consulte um especialista para acompanhamento destas mudanças”, alerta Canvez.

A nutricionista Andrea Canvez orienta não mudar os hábitos alimentares sem orientação profissional

Outra dificuldade por quem deseja mudar os hábitos alimentares é encontrar estabelecimentos especializados em pratos vegetarianos ou com oferta alternativa de proteínas, que caibam no bolso e que sejam tão práticos quanto encomendar um marmitex.

Pensando nisso, Verônica Momesso, proprietária da Saladaria Fast Salad & Company, aqui de Itapira, montou uma variedade de pratos e saladas que combinam com o estilo de vida de quem está querendo dar um upgrade na alimentação.

Focado nos vegetais, frutas, legumes e molhos, as saladas criadas pela chef variam e são alternativas para o sonho de consumo de muita gente. “Elaborei um cardápio com ingredientes diversificados, que possam contribuir para uma alimentação saudável que agradem a quem é vegetariano, ou quem deseja compor com proteína animal. São pratos alegres e frescos”, comentou.

Ainda de acordo com Verônica, tudo começou quando trabalhava em uma academia, e ali percebeu a demanda por saladas e pratos com menor quantidade de produtos de origem animal. E os fazendo por encomendas passou ao empreendimento atual, situado no Shopping Sarkis. “Tenho uma clientela bem fiel e qualificada quando o assunto é salada”, afirmou.

Verônica Momesso e o filho, do Fast Salad & Company, aqui de Itapira

Vale ressaltar que para começar a mudar os hábitos é interessante entender algumas variações do conceito de ser vegetariano, como os ovolactovegetarianos (que comem ovos, leite e derivados, mas não consomem carne); os lactovegetarianos (que não comem ovos e nem carnes, mas incluem leites e laticínios na alimentação); e os veganos estritos (excluem todos os produtos de origem animal na alimentação, e nem vestem ou usam calçados e cosméticos feitos com partes animais).

Salada do Fast Salad: variedade é fundamental para uma alimentação saudável

 

 

 

Compartilhe
error: