Gazeta Itapirense

Com mínima de 16 graus, madrugada foi a mais fria deste verão

Subitamente, muita gente tirou o cobertor do armário neste último final de semana. Um ventinho gelado derrubou a temperatura para 16 graus positivos, menor marca do verão 2020/2021 na cidade, segundo dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO), órgão ligado ao Instituto Agronômico de Itapira e que tem uma base de coleta aqui em Itapira.

Essa tendência já havia sido registrada na madrugada de sábado,06 e se repetiu na virada de domingo para segunda-feira. A diferença foi a temperatura máxima que bateu na casa dos 32,1 graus positivos no domingo e 30,7 no sábado. Institutos de meteorologia diversos afirmam que um ar polar atípico vem soprando a partir da extremidade sul do continente, fazendo com que a temperatura caia.

Esse friozinho fora de hora que foi comemorado por muita gente, foi captado ainda pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que também possui uma rede de coletas de dados em Itapira. Segundo projeções do INMET, o ar frio da madrugada perdura pelo menos até a próxima quarta-feira, dia 10, quando a maior umidade poderá trazer chuva. Na quinta a temperatura mínima deverá atingir 19 graus e na sexta, 20 graus positivos. A máxima não deverá passar dos 29 graus, temperatura que para os padrões da estação, há 45 dias da chegada do outono, pode ser considerada moderada.

O Inmet divulgou que as menores temperaturas no estado de São Paulo na madrugada do domingo,07, foi de 15,3°C, registrados em Itapeva (região de Campinas) e também em São Luiz do Paraitinga (Vale do Paraíba).

Compartilhe
error: