Gazeta Itapirense

Com explosão do número de casos, Saúde reativa Ambulatório de Síndromes Gripais

–  Decisão esbarra na dificuldade de contratação de mais médicos

 

A Secretaria de Saúde do município corre para reativar o Ambulatório de Síndromes Gripais, desmobilizado a partir do início de dezembro do ano passado, depois de ter funcionado junto à entrada principal do Hospital Municipal desde abril de 2020, com a chegada da pandemia na cidade.

Vladen Vieira, Secretário de Saúde, informou que a pasta já estava atenta ao crescimento conjunto do número de casos de covid -19 e da gripe comum e que se preciso fosse, reativaria o ambulatório. A estratégia inicial era a de concentrar este tipo de atendimento, em seu início, em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS); Pé No Chão, Istor Luppi, Figueiredo e Braz Cavenaghi.

Casos mais graves seriam enquadrados no atendimento de rotina do Hospital Municipal. A combinação explosiva de gripe e covid, no entanto, acabou superlotando o Pronto Socorro, gerando, inclusive, uma manifestação do Conselho Municipal de Saúde para que fosse reativado o ambulatório, para um melhor atendimento dos pacientes e que permitisse também a adoção de uma escala de trabalho mais racional para os funcionários.

 

Hospital da Solidariedade

 

Conforme apurou A GAZETA, a nova configuração do ambulatório vai utilizar, pelo menos num primeiro momento, as instalações que abrigaram por curto período o Hospital da Solidariedade – anexo construído pela atual administração e inaugurado em maio do ano passado para racionalizar o atendimento de pacientes com covid.

Vladen Vieira disse que o planejamento para reativação prevê cinco ambulatórios médicos, três no Hospital Municipal e outros dois no antigo Hospital da Solidariedade. Segundo ele, o principal problema enfrentado é a dificuldade em encontrar médicos para serem contratados. “A procura por médicos é muito grande em todas as cidades. Isso acaba dificultando o processo de contratação”, advertiu.

As instalações do antigo Hospital da Solidariedade serão utilizadas para melhorar o atendimento

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