Gazeta Itapirense

 Com 425 casos neste mês, cidade vive pior momento

Após a divulgação dos dados mais recentes da pandemia no município (dados de 22/02) Itapira atingiu 425 novos registros de covid-19, o que para todos efeitos, pode se configurar em um recorde para um único mês (que ainda nem terminou) desde que os primeiros casos surgiram na cidade em março do ano passado.

Dados publicados no site oficial do controle da pandemia pelo governo de São Paulo trazem ainda outro dado preocupante. Nas cidades da micro-região, Itapira é aquela que apresentou maior incidência da doença por 100 habitantes (625,2 casos), ficando à frente de Mogi Guaçu (463,2) e Mogi Mirim (404,1). A pior situação neste tipo de demonstrativo dentro da região de São João da Boa Vista pertence a Pinhal, com mais de 1.000 casos por 100 mil habitantes.

Ambulatório de doenças respiratórias tem sido muito procurado nos últimos dias, reforçando a percepção de que o quadro atual preocupa

Retrocesso

A situação preocupa também o setor produtivo local, já que o aumento de casos vem sendo registrado na maioria das regiões do Estado e o governo anuncia a intenção de endurecer as regras de distanciamento e isolamento social. O crescimento do total de internações em todo o Estado de São Paulo em quase 6% a mais nesta semana em comparação à semana anterior.

Fazendo um recorte na situação da região de São João da Boa Vista (que tem 18 cidades, Itapira no meio), observa-se que a situação também é complicada. Mogi Guaçu lidera o número total de casos na regional de São João, com 7.424 casos e 162 óbitos.  A maioria das cidades lida com o risco da falta de vagas nas UTIS. Mogi Mirim e Mogi Guaçu operam no limite.

No dia de ontem, a média e internação em termos regionais era de 68,6 de UTIs para covid e 45% de leitos de enfermagem. Aqui em Itapira, a taxa de ocupação de UTI deixou de ser confortável. Segundo os dados divulgados ontem, no Hospital Municipal a ocupação era de 73% e na Santa Casa de 33%. Internações em leitos de enfermagem eram 11.4% no HM e 66.6% na Santa Casa.

 

 

Compartilhe
error: