Gazeta Itapirense

Chuvas de novembro ficaram abaixo da média mensal

Após um outubro que surpreendeu pelo volume de chuva que caiu ao longo do mês, recorde para o período segundo medição do SAAE,  o mês de novembro acabou registrando 148,5 mm de pluviosidade, pouco abaixo da média do mês, que é 168,0 mm.

Apesar disso, as chuvas foram espaçadas e animaram os agricultores que fizeram o plantio da safra 2021/2022. Foram oito dias com registro de chuva e aquele que teve o maior registro foi o dia 19, uma sexta-feira, com 54,9 mm num único dia. A título de comparação, em novembro do ano passado choveu muito menos, apenas 84,0 mm no mês todo.

As atenções se voltam agora para dezembro. Por causa do fenômeno La Niña – evento climático natural que ocorre no Oceano Pacífico, resfriando as suas águas e alterando a distribuição de calor e umidade em várias partes do globo – os meteorologistas preveem um verão mais úmido na região sudeste e com temperaturas mais amenas do que ocorre normalmente.

O Instituto Climate-Data fala em temperaturas máximas neste mês de dezembro em torno de 28 graus, enquanto que a mínima deve atingir a casa dos 19 graus positivos. A previsão é de que a pluviosidade fique em torno de 175,0 mm em média no Estado de São Paulo. Em Itapira, dezembro do ano passado registrou 245,0 mm de chuvas.

Compartilhe
error: