Gazeta Itapirense

Chuva durante a madrugada coloca fim a 6 semanas de estiagem

Confirmando a previsão dos principais institutos de meteorologia, choveu na madrugada desta quarta-feira (28) em Itapira, colocando fim a quase 6 semanas de estiagem. O Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO) – órgão do governo estadual que tem uma base de monitoramento operando na região do conjunto residencial Della Rocha III – aferiu 8,9 mm de chuvas na cidade.

A última chuva mais consistente havia sido registrada em 11 de junho, com 15,4 mm. O nível do Ribeirão da Penha pouco mudou por causa da chuva, mas, na manhã de hoje dava para perceber uma correnteza mais forte na altura da estação de captação de água do SAAE. O mês de julho deve fechar com um índice muito próximo do que foi registrado no mesmo período do ano passado, 10,7 mm.

Para a Defesa Civil de Itapira essa chuva não poderia ter chegado em melhor hora. Os efeitos da estiagem e da baixa umidade do ar se refletiam no número de ocorrências diárias de focos de incêndio nas zonas urbana e rural. Na segunda-feira, foram 08 ocorrências atendidas, ontem terça-feira (27) foram mais cinco, incluindo a região de Barão Ataliba Nogueira, onde o fogo colocado nas margens da rodovia SP- 352, chegou a causar a interdição do trânsito por quase meia hora no período da tarde.

 

Frio Polar

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) adverte que depois das chuvas, a frente fria com uma massa de ar polar de extrema intensidade já começa a penetrar no estado de São Paulo e os efeitos começarão a ser sentidos já a partir da tarde desta quarta-feira (28), quando a previsão para Itapira é de garoa fina e frio.  “Há possibilidade de geada no sul do estado, onde as mínimas, antes do amanhecer, ficam em torno de 4°C. Em São Paulo a frente fria, propriamente dita, entrará pelo Pontal do Paranapanema e deve avançar com mais velocidade durante a noite, chegando ao centro do estado e à Capital, para, então, na madrugada ou virada do dia, avançar para o norte paulista”, informou o Instituto.

Apesar da chuva, o nível do Ribeirão da Penha pouco se alterou nesta quarta

 

Compartilhe
error: