Gazeta Itapirense

Cepa do vírus da gripe que “dribla” vacina pode se espalhar por todo o país

A GAZETA trouxe relato na terça-feira, 14, do crescimento do número de casos da gripe comum aqui em Itapira, que fez inflar o total de atendimento das “síndromes gripais” no serviço de saúde do município, em meio a um cenário onde o novo corona vírus ainda era a principal preocupação das autoridades de saúde.

A novidade é que a comunidade científica que lida com este tipo de intercorrência, anunciou que existe uma nova cepa do vírus influenza, se espalhando a partir das duas maiores cidades brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro. E provavelmente já deve ter chegado também em Itapira.

O Jornal O Estado de S. Paulo desta quarta-feira, 15, trouxe novas informações a respeito do assunto. Citando a infectologista Nancy Bellei, dos quadros do Hospital São Paulo e professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) o Estadão afirma que a nova variante, chamada de Darwin, “escapa da vacina contra a influenza aplicada este ano no Brasil”.

 

Epidemia

 

O Rio de Janeiro vive uma epidemia de gripe comum e a avaliação é de que o início de 2022 poderá apresentar uma situação indesejável do crescimento do número de casos, juntamente com a covid-19, uma combinação explosiva para muitos especialistas. O Estado é considerado porta de entrada para um exército de turistas a cada final e começo de ano.

O Secretário de Saúde de Itapira, Vladen Vieira, informou que a possibilidade de ter de lidar com duas doenças respiratórias com elevado índice de transmissão é real e assusta os gestores da área de saúde. “Por enquanto tudo dentro da normalidade, mas estamos atentos”, disse ele.

Compartilhe
error: