Gazeta Itapirense

Centro de Educação Ambiental é certificado no Projeto Salas + Verdes

Um projeto pedagógico criado por servidores das secretarias de Cultura e Turismo, Educação e Agricultura e Meio Ambiente foi certificado pelo Ministério do Meio Ambiente no Projeto Salas + Verdes, que tem como objetivo incentivar a implantação de espaços educadores para atuarem como centros de informação e formação ambiental em todo o país.

O plano de trabalho do Centro de Educação Ambiental vinculado ao Museu de História Natural “Hortêncio Pereira da Silva Junior”, que foi denominado de “Espaço Socioeducativo GAIA”, foi elaborado em dezembro e a certificação veio no mês passado, após a avaliação documental da equipe técnica do ministério.

Do processo aberto a todos os municípios e instituições do Brasil, apenas 86 conseguiram a certificação.

A Sala Verde é um espaço dedicado ao desenvolvimento de atividades de caráter educacional não formal, voltadas à temática socioambiental e cultural, que visam contribuir e estimular a discussão crítica, a organização e o fortalecimento de identidades grupais. Na prática, o projeto já funciona no auditório do Museu de História Natural com o acervo de livros, vídeos e outros materiais didáticos relacionados às questões ambientais e também no atendimento aos alunos de escolas e instituições que solicitam uma aula relacionada a temas específicos que são somadas à visita ao museu.

O grupo de trabalho itapirense é formado pelos técnicos: José Carlos Simão Cardoso Júnior (Cultura), Camila Bonelli de Milano (Educação/Meio Ambiente), Anderson Martelli (Meio Ambiente), Ariadne Fabiana Alvarenga (Meio Ambiente), Roberta Andreotti Machado Olímpio (Cultura) e Lucas Hamaguti (Meio Ambiente).

Segundo a equipe, o principal objetivo do trabalho é contribuir para a sensibilização e formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo ético e comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um, com a sociedade e com o local onde residem. Além disso, o projeto está alinhado com as diretrizes e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Compartilhe
error: