Gazeta Itapirense

Católicos retomam festas ainda sob os cuidados da pandemia

 

Esta quarta-feira, dia 06 de janeiro, tem especial significado para os católicos por causa da tradição em desmontar o presépio. É o Dia de Reis, desta forma definido pela tradição Cristã devido ao relato que consta no Evangelho de São Mateus (Mt 2 – 1 ao 12) de que três Reis Magos seguiram a partir do Oriente a estrela guia e visitaram ao recém-nascido menino Jesus em Nazaré e os presentearam com ouro, incenso e mirra.

Esta passagem foi tema das missas celebradas no último final de semana. A partir de agora as diferentes paróquias da cidade se concentram também no calendários das diversas festas religiosas, cuja celebração sofreu um duro golpe a partir de março do ano passado com a chegada do novo corona vírus ao país.

Já escoladas com a nova realidade, três paróquias da cidade estarão envolvidas em diferentes celebrações. A comunidade de Santo Antônio anuncia que de 30 de janeiro a 02 de fevereiro estará celebrando o Menino Jesus de Praga, cuja comunidade fica localizada na região central da cidade, mas especificamente na rua 24 de outubro. Diferentemente do que ocorreu nos anos anteriores, pela primeira vez, a celebração será toda ela programada na Igreja Matriz, para reforçar os cuidados de distanciamento social.

São Sebastião

Duas paróquias celebrarão São Sebastião, Santo cuja data ecumênica é o 20 de janeiro. Na comunidade de Nossa Senhora Aparecida (Prados) ele é considerado o segundo padroeiro. A paróquia informou que padre Ildefonso Luz, pároco, deverá apresentar nos próximos dias a programação oficial.

Enquanto isso, na paróquia de Nossa Senhora da Penha as atenções se voltam para os festejos na comunidade do Jardim Itamaracá, onde vem sendo construída etapa por etapa uma Igreja dedicada ao Santo. Serão ao todo quatro dias de festa, com início da celebração do tríduo no dia 16 (sábado) com início às 19h00 e celebração de padre João Gonçalves, o pároco.

A celebração do tríduo prossegue nos dias 17 (também às 19h00) e depois no dia do padroeiro, 20 de janeiro (quarta-feira) com missa marcada para às 19h30. A finalização da festa ocorrerá no dia 24, domingo, somente para bênção dos cavaleiros, os quais, para evitar aglomerações desnecessárias, deverão comparecer sem seus animais.

 

Parte Festiva

Os organizadores cuidaram ainda de elaborar uma programação festiva pautada nas recomendações das autoridades de saúde, com fornecimento de iguarias preparadas pela equipe de voluntários e entregues pelo sistema drive-thru, sem consumo no local. Nos dias 16, 17 e 20 de janeiro estarão sendo oferecidos os famosos pastéis da paróquia. No dia 24, domingo, será servido um Almoço Mineiro, oferecido a R$ 25,00, que segundo a divulgação contempla até duas pessoas. O cardápio terá arroz branco, tutu de feijão, torresmo, pernil e couve refogada. A retirada será feita no local (Jardim Itamaracá) das 11h30 às 13h00.  Maiores informações pelos telefones: 3863 0807 e 9 9913- 6385 (19).

A Paróquia de Santa Rita de Cássia informou que neste próximo sábado, dia 09, realiza a partir das 19h00, também obedecendo todas as regras de higienização e distanciamento, vai realizar na comunidade de Santo Expedito (conjunto residencial Flávio Zachi)) sorteio de brindes com uso da roleta.

Compartilhe
error: