Gazeta Itapirense

Casos de covid voltaram a acelerar no final de 2021 e situação preocupa autoridades

O pior dos cenários para este começo de ano para as autoridades sanitárias do município vem se desenhando desde o final de novembro do ano passado: aumento do número de casos de infecção por covid e pela gripe comum ao mesmo tempo.

Em dezembro, foram 130 novos casos de covid registrados. A conta não inclui dados do último dia do ano, já que a partir de outubro do ano passado a assessoria de comunicação da prefeitura mudou a forma de divulgar os números, deixando de publicar dados em tempo real aos finais de semana e contabilizando estes casos no boletim de segunda-feira ou primeiro dia útil subsequente.

E o boletim de segunda-feira, 03, só veio a confirmar a elevação do número de casos, apontando 37 novos registros a partir de 31 de dezembro. Ou seja, em apenas um final de semana (prolongado) foram cerca de 25% a mais de casos novos do que todo o mês de dezembro.

Novembro tinha fechado com 101 novos casos, depois de um outubro onde foram registrados apenas 26, numa clara sinalização de que a epidemia naquele momento estava cedendo depois de bater todos os recordes negativos desde sua implantação em março de 2020.

 

Vacina

 

Em comparação com o mesmo período do ano passado, é possível afirmar que a vacinação mostra todo seu potencial de impedir que a maior parte das pessoas imunizadas tenha quadros mais graves da doença e saturem a rede hospitalar.

O ano de 2020 terminou com 2.384 pessoas contaminadas, 285 infectadas somente em dezembro. O ano de 2021 começou com 08 pessoas em ambiente de UTI, ao passo que neste ano, nenhuma internação e apenas 3 pacientes em ambiente de enfermaria sendo observados. A situação viria a se agravar a partir da segunda quinzena de janeiro, resultado das aglomerações ocorridas no final de 2020 e começo de 2021.

Procura por atendimento por causa da gripe aumentou bastante no Pronto Socorro

 

Compartilhe
error: