Gazeta Itapirense

Cartão postal da cidade vai ganhar pintura nova

Está em curso uma campanha lançada pela Paróquia de Nossa Senhora da Penha, para a pintura das partes interna e externa. A campanha tem a parceria da empresa Azevedo Tintas e consiste no pedido de doação de recursos na base de cada um real recebido, a empresa faz a doação de outro.

O pároco, padre João Gonçalves da Silva, informou que foi feito um planejamento minucioso para que a empreitada se tornasse possível, principalmente diante dos momentos de dificuldades criados pelas medidas de combate à pandemia, que impediram, por exemplo, a realização de eventos presenciais para angariar recursos necessários.

A paróquia divulgou um vídeo nas redes sociais e já vem fazendo comunicados nas missas, orientando às pessoas como ajudar na campanha. A previsão é de que a primeira etapa (pintura da parte externa) termine ainda no primeiro semestre do ano que vem. Segundo padre João, os trabalhos tiveram início em fevereiro com o trabalho de recuperação dos vitrais, cujo custo excede a casa dos R$ 200 mil reais. “Temos no total 86 vitrais na Igreja, sem falar nos vidros coloridos. Trata-se de um trabalho que tem necessariamente que ser executado juntamente com a pintura do prédio por causa da necessidade em realizar intervenções nas esquadrias, que devem ser lixadas e pintadas”, ponderou.

Além das doações da comunidade, para custear este trabalho específico, a paróquia lançou mão de um carnê que já está sendo oferecidos aos fiéis e cuja ação vai durar dez meses. Padre João revela que contratou uma empresa especializada, com sede em Campinas para a execução do serviço.

Ao todo 86 vitrais serão revitalizados ao custo de mais de R$ 200 mil

Consultoria

Antes de finalizar o projeto de pintura, o atual pároco encomendou um estudo junto a um escritório de arquitetura especializado em restauros de Igrejas (também de Campinas) opinando a respeito da tonalidade da tinta que será empregada na pintura. Fundamentalmente, segundo ele, não haverá mudanças significativas, prevalecendo a atual tonalidade (cor areia), com algum diferencial sendo observado no restauro das colunas e ressaltos. “A tinta será especialmente preparada pelo fornecedor e parceiro”, acrescentou.

A execução da pintura ficará a cargo de profissionais aqui mesmo da cidade, já habituados a realizar intervenções em prédios altos. Até o final da torre, contando a “agulhinha”, são 65 metros de altura. Padre João informa ainda, que os cálculos realizados indicam que a área a ser pintada será em torno de 3.500 metros quadrados o que indica a necessidade de cerca de 2 mil litros de tinta.

 Cronograma

A igreja matriz não recebe uma pintura nova desde 1985, quando o pároco era padre José Rubens de Lima. O prédio foi finalizado em 1967 sob a coordenação do saudoso cônego Matheus. Falando à GAZETA, padre João faz questão de destacar a qualidade da construção “bastante sólida”, acompanhada, segundo ele, “Com zelo e cuidado pelas pessoas que à época patrocinaram e executaram sua construção”, destacando as figuras dos empresários e ex-prefeitos, Virgolino de Oliveira, Antônio Caio e de João Momesso, o célebre mestre de obras responsável pelo erguimento do templo.

O atual pároco vem se dedicando em colocar em prática um cronograma de restauros aprovado em consonância com a Diocese de Amparo, que teve início ainda em 2013, com a reforma do telhado, quando o pároco era Padre Francis. Padre João assumiu no mesmo ano a paróquia com a obra já em andamento.

Sob seu comando, foram realizadas a partir de 2015 outras intervenções, como substituição das calhas, reforma do sistema de sonorização, restauro da parte elétrica, e mais recentemente, reforma do forro que recebeu tratamento acústico, térmico e anti-fogo, além da revitalização de todo sistema de condutores de água das chuvas, para eliminar definitivamente problemas com infiltração de água nas paredes.

Padre João disse que não tem dúvidas que a nova etapa vai contar com a ajuda de toda comunidade. “Nossa Igreja Matriz é um patrimônio da cidade de Itapira. Como tal, sempre mereceu uma atenção muito especial de sua comunidade”, completou.

Quem quiser fazer alguma doação pode fazê-lo pelo PIX. A chave do PIX é matriznspenhareforma@gmail.com. Maiores informações podem ser obtidas também pelo telefone da secretaria da paróquia: 3863 0807.


 

 

Compartilhe
error: