Gazeta Itapirense

Câmara entrega título de cidadania itapirense terça-feira

A Câmara Municipal realiza na próxima terça-feira, dia 08, sua sétima sessão solene de 2022, onde procederá a entrega do título de cidadania itapirense aos renomados Dr. Juvenal Santi Lauri, ex-presidente da OAB local e ao cantor e compositor italiano Tony Angeli, além da renomada regente do Coral Cidade de Itapira, maestrina Marcela Cristina Pereira. A solenidade acontece a partir das 19h30 no plenário da Câmara.

As homenagens cumprem as determinações legais de acordo com os Decretos Legislativos nº 287, 305 e 315, respectivamente, todos de autoria do vereador Carlos Alberto Sartori (PSDB).

 

Sobre os homenageados

 Juvenal Santi Lauri nasceu em São Caetano do Sul em 23 de março de 1952. Veio para Itapira com apenas dois anos, trazidos pelos pais Abelardo Lauri e Maria de Lourdes Zago Lauri. É casado com Inês Jacheta Lauri, com quem teve três filhos: Tiago, Davi e Priscila. Estudou na Escola Estadual “Elvira Santos de Oliveira”. Cursou a Escola Técnica do Comércio, formando-se em 1974. Em 1978 formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Fundação Pinhalense de Ensino. Manteve ao longo dos anos escritório com atividades contábeis e jurídicas.

Foi membro ativo do conselho e diretoria do Clube de Campo Santa Fé, da APAE, da Santa Casa de Misericórdia e do Rotary Club, do qual foi presidente no biênio 2008/2009. Também é membro do renomado Coral Cidade de Itapira. Desde 2012 é membro ativo da Loja Maçônica Luz do III Milênio. Na seara jurídica, foi membro da diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, tendo exercido os cargos de secretário, tesoureiro e vice-presidente. Em junho de 2009 assumiu interinamente o cargo de presidente pelo passamento do então presidente Dr. Luís Arnaldo Alves Lima. Em 17 de novembro de 2009, foi eleito presidente da OAB para o triênio 2010/2012.

 

Tony Angeli nasceu na província de Vicenza, norte da Itália, onde ainda criança deu seus primeiros passos na arte de cantar e representar. Com apenas 11 anos, se apresentava em festivais infantil de música. Ainda moço veio para a América do Sul, para a capital uruguaia Montevidéu, onde se apresentava como crooner de orquestras de baile. Nesta época, Tony Angeli também desfilou seu talento futebolístico, tendo atuado como jogador profissional no Uruguai em algumas oportunidades. Foi neste país também que ele gravou seu primeiro disco, tornando-se conhecido em vários países da América Latina, entre eles Argentina, Chile, Peru, México e Venezuela. Participou de grandes eventos como “Galas Manzanares”, “Discodromo Show”, “Torneo de Otoño” e “Programa Jóven”. Também participou do “Album de Verano”, onde cantou com Silvia Marú e José Maria. Participou dos Festivais in da Canion, em Balnearios, onde conseguiu um contrato para atuar em Buenos Aires, passando a formar o grupo Los Nuevos Del Nueve, uma espécie de réplica do Club del Clan. Depois, em companhia do Los Cuatro Brillantes, passou pelo Peru e em 1964 chegou ao Brasil. Inicialmente participou de programas de televisão como a Jovem Guarda, na TV Record, na época comandado por Roberto Carlos. Também fez participações no Programa do Palhaço Bozo, no SBT.

Com o fim do programa da Record, Silvio Santos, na época na Rede Globo, criou o quadro “Os Galãs Cantam e Dançam aos Domingos”, quadro em que Tony tinha presença garantida. Mas o sucesso veio mesmo com a gravação da canção “In Itália”, que estourou nas paradas de sucesso. Além de cantor, Tony Angeli também é apaixonado pelos esportes, tendo praticado ciclismo, futebol e caça submarina, além de possuir um talento natural para vinhos, mantendo em sua casa uma adega com variados rótulos, alguns de fabricação própria, hobby que compartilha com o amigo Sérgio Reis.

Em seus shows, além dos próprios sucessos, Tony Angeli também interpreta os grandes sucessos da época de ouro da música italiana, como Roberta, All Di La, Dio Come Ti Amo, O Mio Senhore, Vollare, Sole Mio e Caruso, entre tantos outros. Ao longo do tempo Tony Angeli se tornou um dos principais nomes da música italiana no Brasil e continua fazendo seus shows e apresentações em cruzeiros e viagens marítimas.

Em 2002, quando fazia um show em Piracicaba, através de um amigo em comum, conheceu a itapirense Mirtes Bianchesi, e dois anos depois passaram a residir juntos em Itapira. Na cidade, se apresentou em diversas oportunidades na Festa Della Nonna, promovida pelo Circolo Ítalo-Brasiliano XV de Novembro e também em concertos comemorativos da Banda Lira Itapirense.

 

Marcela Cristina Pereira nasceu em 22 de março de 1974, na cidade de Águas de Lindóia, filha do tenente da reserva Joaquim Francisco Pereira e Maria Cecília Valezi Pereira. Iniciou seus estudos de música aos sete anos, inicialmente com piano e violão. Aos 17 anos passou a estudar no conservatório estadual de Pouso Alegre (MG), cursando violão erudito e flauta transversal. Em 1995, participou como bolsista do Festival de Inverno, em Tatuí, estudando regência coral.

Em 1996, formou-se em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade São Francisco. No mesmo ano, participou como bolsista do Festival de Verão de Curitiba, regência coral adulto e infantil. No mesmo ano, passou no concurso público promovido pela Universidade de Brasília para professora de Educação Musical, onde continuou seus estudos de canto erudito. Em 1997 retornou para sua cidade natal e iniciou o trabalho com corais em nossa região. Em 2001, passou novamente em concurso para professora de ciências, desta vez no município de Águas de Lindóia, onde ministra aulas até hoje. Em 2008 concluiu seus estudos de canto com a professora Ciça Baradel, no Conservatório Integrado de Amparo, e em 2011, fez pós-graduação em Arte, Educação e Terapia.

Atualmente é regente do Coral Cidade de Itapira, do Coral Municipal Veredas de Águas de Lindóia e Coral Municipal da Estância de Socorro. Também se dedica ao ensino de música aos jovens, com o Coral Infanto-Juvenil da escola municipal “Dr. Geraldo Mantovani”, em Águas de Lindóia. Foi aluna de canto lírico da Escola de Música do renomado professor Maurício Matarazzo, aperfeiçoando seus conhecimentos e suas técnicas na área de canto. Anualmente contribui com a organização e realização do tradicional Encontro de Corais.

Compartilhe
error: