Gazeta Itapirense

Brasil registra redução média de 60% em casos e óbitos pela Covid-19 em dois meses

Números em queda são reflexos da campanha de vacinação; mais de 79% da população adulta já tomou a primeira dose

A vacina chegando a cada dia para milhões de brasileiros e o aumento de pessoas que já concluíram os ciclos vacinais já refletem no cenário da pandemia de Covid-19 no Brasil. Em dois meses, os números das médias móveis de casos e de óbitos da doença diminuíram, respectivamente, 61% e 60%.

Os valores são referentes ao período de 24 de junho a 24 de agosto deste ano e foram registrados no sistema do Ministério da Saúde, LocalizaSUS. Saiba mais aqui.

Em 24 de junho, o sistema notificou uma média móvel de mortes de 1,94 mil. O valor caiu para 783,5 em 24 de agosto. Outro número também chama atenção: a média móvel de óbitos está abaixo de mil há 22 dias. Além disso, o Brasil chegou ao 15º dia consecutivo com a média móvel de mortes por Covid-19 inferior a 900 e ao 3º dia seguido com o índice abaixo de 800.

Já o número médio diário de casos caiu de 73,7 mil para 28,7 mil no período analisado, o que representa redução de 61% em relação ao dia 24 de junho.

A melhora no cenário epidemiológico é reflexo da campanha de vacinação, prioridade do Ministério da Saúde para acabar o caráter pandêmico da Covid-19. Desde o começo da imunização, a pasta já distribuiu mais de 230 milhões de doses. Entre a população-alvo, de 160 milhões de brasileiros acima de 18 anos, 79% já tomaram a primeira dose e 36% completaram o ciclo vacinal, com as duas doses ou a vacina de dose única.

Dias melhores

O cenário epidemiológico melhora a cada dia que passa. Em 24 horas, mais de 2,9 mil municípios brasileiros não registraram casos e óbitos por Covid-19. O dado foi divulgado no boletim desta quinta-feira (26) e também foi registrado no painel LocalizaSUS. Leia mais aqui.

Mahila Lara
Ministerio da Saúde

 

Compartilhe
error: