Gazeta Itapirense

Bibliotecas já superam empréstimos de livros de 2022

Os itapirenses estão lendo mais. É o que sugere as estatísticas de empréstimos de livros das bibliotecas públicas municipais. Até o fechamento do mês de novembro foram emprestados 4670 livros nas unidades sob responsabilidade da Prefeitura (a Central, na estação; e no CEU, no Istor Luppi) ante 4457 livros emprestados em todo o ano de 2022.
E o que é melhor, de acordo com a responsável pelas bibliotecas, Gabriela de Matos Souza, é que a variedade de público que tem emprestado os livros, e frequentado as unidades, vai do infanto ao juvenil, de adultos aos idosos.
E se engana quem acha que os adolescentes não estão lendo ou que estejam avessos ao livro físico. É o público que mais tem emprestados livros, com predominância das obras hype, suspenses, thriller e mangás, em especial obras de alguns autores internacionais, principalmente Stephen King.
Além destes são campeões de empréstimos os livros de gêneros que sempre tiveram boa aceitação, como espíritas, românticos e os que estão nas listas dos vestibulares, leitura obrigatória para quem quer passar nos exames.
Obras de escritores como Nora Roberts e Colleen Hoover possuem procura constante durante todo o anos, mas as também dos brasileiros de diversas épocas, como Machado de Assis, Jorge Amado e o atual Raphael Montes, por exemplo, não fazem feio e figuram no topo da lista dos mais procurados.
Os livros de Montes, classificados como de terror e suspense, viraram febre em todo o Brasil, e aqui em Itapira não é diferente. “É um dos mais requisitados”, disse Gabriela.
Para emprestar livros das bibliotecas de Itapira é muito fácil. Basta ser maior de 16 anos, apresentar um documento com fotos e comprovante de residência. Mais informações nas redes sociais das bibliotecas ou pelo whats (19) 99442-19 ou 3813.4550.

Gabriela Matos, responsável pelas bibliotecas: “os itapirenses gostam de ler”  

CLUBE

A biblioteca da estação ainda possui outro atrativo, o Clube do Livro, formado por mais de 80 pessoas que se reúnem todo último domingo do mês para discutir as obras escolhidas pelos participantes.
Gabriela de Matos, responsável pelas bibliotecas da Prefeitura, comenta que é grande a participação de todos, mesmo que os encontros aconteçam no período da tarde, a partir das 15h, no espaço do ateliê, por comportar melhor as pessoas.

Parte do acervo bibliográfico da biblioteca central de Itapira, que fica na Estação

“É como um desafio”, explica Gabriela. “Os participantes têm dois meses para ler a obra indicada, que neste período é O Beijo do Rio, de Stefano Volpi, um suspense”, conta.
Conteúdos de diversos gêneros já foram pauta entre os participantes, como os de teor LGBTQIAPN+, suspense, terror, contos, dentre outros. O Clube do Livro também está nas redes sociais.

 

Compartilhe
error: