Gazeta Itapirense

Após queda nas doações, Casa da Criança faz novo pedido por óleo de cozinha

A Casa da Criança “Celencina Caldas Sarkis” elegeu como projeto prioritário a partir do início de 2022 recuperar o volume de óleo de cozinha que arrecadava antes da pandemia. Pioneira neste tipo de ação ambiental da cidade, realizada desde 2007 com ajuda de diversos parceiros, a entidade viu definhar o total de doações ao longo dos dois últimos anos, por causa dos efeitos do isolamento social.

A administradora Aura Pereira da Silva conta que até o começo de 2020, a entidade recolhia cerca de 10 mil litros de óleo, resultado da credibilidade adquirida por quase 15 anos de coleta. Esse volume permitia até então, o custeio de cerca de 1/3 de todos os gastos com manutenção da Casa.

Aí veio a pandemia. Com as pessoas recolhidas em casa, diminuiu o fluxo de entrega nos postos fixos (veja abaixo). Lanchonetes e restaurante fechados se tornaram sinônimo de prejuízo certo. Pior ainda, na medida em que as coisas voltaram a uma certa normalidade, alguns destes estabelecimentos passaram eles mesmos a vender o óleo que não utilizavam mais.

Concorrência Desleal

E para piorar tem crescido na cidade a presença de forasteiros munidos de carros com alto falante, percorrendo os diversos bairros pedindo para que as donas de casa lhes deem o óleo. Para fazer um agrado, é comum oferecerem mimos em troca, como por exemplo, produtos de limpeza.

Segundo Aura, todos estes fatores derrubaram a entrega do óleo que a Casa da Criança recolhia em quase 60%. “São recursos que, infelizmente, fazem muita falta na hora de fechar as contas”, salientou. Ela dirigiu um convite para que pessoas que se dispõe em doar óleo para a entidade, que compareçam em horário comercial, de segunda a sexta-feira, para conhecer de perto o trabalho ali realizado. “Cuidamos de 160 crianças e trabalhamos para oferecer uma melhor perspectiva de vida a cada uma delas. Ficaríamos muito felizes em poder mostrar como esse trabalho é desenvolvido e falar da importância de manter a doação do óleo para o custeio destas atividades”, reforçou.

Agradecimentos

Aproveitando a ocasião de finalização de mais um ano e a chegada de 2022, Aura agradeceu em nome da diretoria da Casa da Criança a ajuda recebida ao longo de todo ano de 2021. “A gente que está nesta labuta já a tanto tempo, não se casa de se surpreender com a generosidade e o grau de envolvimento da nossa comunidade, sem o que, talvez não encontrássemos o estímulo necessário para levar adiante essa obra de grande alcance social”, completou a gestora.

 

POSTOS DE RECOLHIMENTO DE ÓLEO DE COZINHA USADO:

– Supermercado Antonelli

– Supermercado Cubatão

– Supermercado Rofatto

– Supermercado Dia

– Supermercado Penha Center da avenida Brasil

– Escola Anglo

– Escola Criança Ativa

– Escola Sesi

– Etec

– Senac

 

 

A ETEC/Itapira é um dos estabelecimentos que recebe o óleo descartado pela população 

Compartilhe
error: