Após dois anos e meio fechado, Centro Dia do Idoso é reaberto
A Secretaria de Promoção Social reabriu na última segunda-feira, 27, o Centro Dia do Idoso. O equipamento estava fechado desde 2020 devido a pandemia do coronavírus (Covid-19).
Situado à Rua Mauro Simões, 750, no bairro Humberto Carlos Passarela, o Centro Dia é um serviço da Assistência Social que tem como público prioritário idosos semi dependentes que estejam em situação de vulnerabilidade social ou sofrendo algum tipo de negligência.
No local, que funciona de segunda a sexta-feira das 7h00 às 17h00, eles recebem três refeições (café da manhã, almoço e café da tarde) e desenvolvem diversas atividades elaboradas por uma equipe técnica multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, educador social, cuidador e professores de artes. Outras secretarias, como Saúde, Esportes e Lazer e Cultura e Turismo também trabalham em conjunto com o serviço.
O retorno dos idosos ocorre de maneira gradual mediante triagem do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Atualmente, as 30 vagas disponíveis já estão ocupadas, mas os interessados podem fazer o cadastro para fila de espera.
“Com a pandemia, a condição social de muitos idosos piorou significativamente e a procura pelo serviço se intensificou”, explicou a Secretária de Promoção Social Regina Ramil. O contato com o CREAS é pelo telefone (19) 3863.8111.