Gazeta Itapirense

Aplicação da vacina da covid pode entrar em processo de indefinição

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde que cuida da vacinação contra a covid vai imunizar nesta quinta-feira(12) ao público com nascido em 2003, na faixa dos 18 anos. A partir daí, conforme apurou A GAZETA, a perspectiva é de que o processo de vacinação entre em compasso de espera, aguardando instruções do governo estadual.

Isso porque existe uma recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que crianças e adolescentes (menores de 18 anos) sejam vacinados com o imunizante da indústria americana Pfizer.

O governo paulista e o Ministério da Saúde travaram na última semana uma batalha verbal. O governador João Dória disse que o Estado de São Paulo não recebeu nem metade das doses da Pfizer a que teria direito e ameaça levar o assunto à Justiça. O Ministério nega qualquer movimento no sentido de retardar envio de qualquer espécie de imunizante adquirido pelo governo, inclusive o da Pfizer.

O que se projeta, enquanto não houver uma nova diretriz oficial, é acelerar a aplicação da segunda dose, algo que, aliás, já foi feito nesta semana. Foram vacinadas a partir de segunda-feira(09) pessoas com histórico de doenças cardíacas, comorbidades e simplesmente aquelas que deixaram de receber primeira e segunda doses por algum motivo.

 

Jovens

 

Por outro lado, o temor de que o público mais jovem pudesse de alguma forma ignorar os apelos para a vacinação se mostrou injustificado. Pelo menos até aqui. Desde a última segunda-feira, quando chegou a vez das pessoas com 20 anos de idade, a movimentação no ginásio de esportes José Bonifácio Coutinho Nogueira tem sido intensa.

Jhonatas Duarte, 19, estudante de medicina veterinária informou que jamais pensou em deixar de se vacinar. “Antes de mais nada é uma questão de bom senso, de conscientização”, disse para A GAZETA. Uma moça que se identificou apenas como Suelen, revelou que só completará 19 anos em setembro e decidiu se antecipar. “Não que estivesse ansiosa, mas achei que o melhor para mim e para meus familiares seria eu me imunizar”, disse.

Gabriel: agora esperar pela segunda dose

O repositor Gabriel de Freitas Nascimento, 19, morador no Penhão, também disse que decidiu tomar a vacina por iniciativa própria. “Não tem como. Agora começo a me sentir mais tranquilo. Não vejo a hora de completar a segunda dose”, afirmou.

A estudante Paula Cristina dos Santos, 19, comentou que não esperava que fosse vacinada nesta época do ano. “Achei que ia demorar mais. Sinto uma sensação de maior segurança”, comentou.  Contou ainda que em sua casa, onde moram seis pessoas, ela foi a última a se vacinar, restando ainda dois adolescentes de 14 e 15 anos e uma caçula de 06 anos. “Torço para que todos eles também possam receber a vacina o mais breve possível”, completou.

Paula Cristina: achou que ia esperar mais tempo pela vacina

Compartilhe
error: