Gazeta Itapirense

Agrupamento Urbano da Mogiana: Itapira, Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Estiva Gerbi

Na manhã desta sexta-feira, 27, foi discutido o projeto sobre a criação do Agrupamento Urbano da Mogiana em Audiência Pública envolvendo Itapira, Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Estiva Gerbi com autoridades dos quatro municípios e representantes da sociedade civil no Teatro Tupec, em Mogi Guaçu.

O Vice-Governador Rodrigo Garcia participou do encerramento de forma virtual:  “Esse agrupamento se enquadra dentro da nova regionalização proposta pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional. A proposta da regionalização será encaminhada para Assembleia Legislativa no mês de outubro, dentro de uma nova reorganização do estado em 31 novas regiões”.

Presencialmente o evento contou com as presenças do Secretário Estadual de Habitação Flavio Amary, do Secretário Estadual de Agricultura Itamar Borges e do deputado estadual Barros Munhoz. O prefeito de Itapira, Toninho Bellini foi representando pelo vice-prefeito Mario da Fonseca.

Marcos Camargo Campagnone, da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, apresentou dois estudos da Fundação Seade: a da Mogiana com quatro cidades e da Mantiqueira, com 18 cidades da região de São João da Boa Vista.

Em seu discurso, Munhoz elogiou o projeto de municipalização do governo de João Doria e se diz ressuscitado para a política: “A municipalização é uma democratização daquilo que se deve fazer na organização fundiária do Estado de São Paulo, é uma coisa espetacular. Está transferindo pra vocês [prefeituras] se vai ter uma região ou duas. Em 46 anos de vida pública, eu nunca vi isso acontecer. Quero dizer que eu estou ressuscitado para a política. Eu estava quase morto, mas estas reuniões me ajudaram a retomar o ânimo. É assim que o Brasil vai para frente, com fé, com ânimo e com o municipalismo cada vez mais forte”.

A ideia básica da proposta de regionalização é o fortalecimento dos municípios reunindo os que apresentam características semelhantes. A expectativa do Governo do Estado é que as ações sejam direcionadas para auxiliarem o desenvolvimento econômico das cidades envolvidas. A discussão da criação do Agrupamento Urbano da Mogiana ou Mantiqueira continuará até o dia 15 de setembro aberta para receber propostas dos munícipes de Itapira, Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Estiva Gerbi através do e-mail audienciapublica@sdr.sp.gov.br.

O deputado Barros Munhoz é sempre reverenciado nos eventos que participa, nessa audiência, não foi diferente. O Secretário Itamar Borges, em seu discurso destacou: O Barros é um craque. Eu vivi com ele como prefeito, como deputado, como candidato a governador, como secretário de agricultura e como Ministro de Agricultura. Seu eu estivesse prefeito com certeza escolheria um deputado que pudesse me ajudar e não tem ninguém mais guerreiro, mais batalhador, mais apaixonado pelo que faz do que Barros Munhoz, um exemplo de homem público. Você é exemplo de prefeito que transformou a cidade de Itapira. (…) Você transforma essa região como Deputado que é presente em todas as cidades. Você realmente é um exemplo, eu agradeço muito ser seu amigo e seu aluno. Aprendo com você todos os dias. O dia que o governador me convidou para ser secretário de agricultura, a primeira pessoa que eu liguei foi para você, Barros Munhoz, conversamos, você me incentivou, ainda me orienta, me puxa a orelha. O Barros é aquele que está sempre nos ajudando. Obrigado por tudo.

Investimentos; Programa Rotas Rurais

O Governo do Estado confirmou investimentos para a rodovia SP-147, trecho entre Socorro e Itapira, R$ 6 milhões para obras de conservação especial e sinalização em 41 km de extensão. Foram destinados R$ 9,5 milhões à SP-352 para melhorias em 22,5 km.

Rodrigo Garcia autorizou convênios com Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Estiva Gerbi e Itapira para a implantação do Programa Rotas Rurais. A iniciativa visa criar, em todo o estado, um código de endereçamento rural digital, similar ao CEP, só que personalizado. Com o endereço digital, o produtor rural ganhará o direito de receber correspondência, efetuar compras online, obter crédito, melhorar o escoamento da produção e, principalmente, acesso a serviços básicos de saúde e segurança.

Compartilhe
error: