Ação conjunta contra criadouros de dengue é amanhã
A Prefeitura realiza neste sábado, 11, a partir das 8h00, a primeira edição da ação Limpeza em Foco, que tem como objetivo a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue e outras doenças) e também a despoluição das margens do Ribeirão da Penha e de córregos que passam pelo município. O ponto de partida será a quadra situada em frente ao CAPSad.
A atividade ocorre na região do bairro Pé no Chão e Nosso Teto e conta com a participação de diversos setores, como equipes da Vigilância Epidemiológica, Agentes Comunitários de Saúde da UBS Pé no Chão, SAMA (secretaria de Agricultura e Meio Ambiente), Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria Promoção Social, Guarda Civil Municipal (inclusive alunos), Defesa Civil, Trânsito, Ascorsi (Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira), AIPA (Associação Itapirense de Preparo do Adolescente), Jovem em Ação, Escola Benedito Flores de Azevedo, Interact, crianças e Adolescentes do SCFV Flavio Zacchi e Assad, do Abrigo Bem Querer (inclusive as pessoas em situação de rua), Centro Pop, CRAS II e do CREAS.
Em uma das frentes de atuação, as equipes percorrerão as casas para orientar os moradores a respeito das medidas preventivas contra a dengue e farão a retirada de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Em outro ponto, as equipes farão a limpeza das margens do Ribeirão da Penha.
A região foi selecionada para a primeira edição da ação por concentrar grande quantidade de casos positivos de dengue e de criadouros com larvas encontradas durante a ADL (Avaliação de Densidade Larvária). Além disso, as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Serviços Públicos, em parceria com outros departamentos e a Ascorsi, darão continuidade ao mutirão de limpeza de um trecho das margens do Ribeirão da Penha que foi iniciado no dia 2 de junho. Na oportunidade, foram retirados aproximadamente 700 kg de resíduos diversos de um trecho próximo à Associação dos Coletores.