Forças de segurança discutem ações conjuntas
Na manhã dessa sexta-feira, 11, integrantes da Administração Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Departamento de Trânsito, Ministério Público e Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) se reuniram para iniciar o planejamento de ações conjuntas voltadas à prevenção do crime e da violência em toda a cidade e integradas à tecnologia da Muralha Digital.
Além de conheceram mais sobre o sistema de inteligência artificial – inclusive com visita técnica ao setor de monitoramento –, os participantes discutiram sobre os convênios com órgãos estaduais e federais que auxiliarão as forças policiais.
Dentre eles está o Detecta da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo cuja assinatura ocorreu em abril. Maior big data de informações policiais da América Latina e um dos maiores do mundo, o sistema integra bancos de dados das polícias e imagens de câmeras de diversos órgãos que podem ser acessados por todas as unidades policiais do Estado.
Entre esses bancos de dados estão o Registro Digital de Ocorrência (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da PM (SIOPM – 190) e Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.
Outro assunto abordado no encontro foi o fortalecimento do contato direto entre as forças de segurança com comerciantes e administradores de grupos de bairro. E para essa proposta foi definida uma reunião na Associação Comercial e Empresarial no dia 16 de novembro às 14h30. Os interessados devem confirmar presença diretamente na Associação pelo telefone 3913.9444.