Casa de Menotti Del Picchia é reaberta após reforma
Foi reaberta no sábado, 09, a Casa de Menotti Del Picchia. Dotada de um acervo repleto de obras do escritor, a casa foi totalmente reformada graças à verba conquistada pela SAMI (Sociedade Amigos dos Museus de Itapira) junto ao Governo do Estado. A visitação é gratuita de terça a sexta-feira das 9h00 às 11h20 e das 13h00 às 17h20.
Uma verba de R$ 100 mil conquistada pela SAMI através do ProAc possibilitou a reforma que se fazia necessária para dar à Casa de Menotti Del Picchia as condições para receber o público.
A entrega da obra foi prestigiada por autoridades e pessoas ligadas à cultura. O secretário de Cultura e Turismo, César Ricardo Lupinacci, destacou a importância do acervo que é abrigado pela Casa de Menotti Del Picchia. “A procura por obras de Menotti é intensa e nós temos a honra de possuir esse local com tantas peças”, disse. Sua explanação foi confirmada pelo historiador Arlindo Bellini, que fez uso da palavra e destacou o trabalho incansável de Jácomo Mandato para que esse acervo ficasse em Itapira. “O Jácomo batalhou e conseguiu segurar as obras em nossa cidade, mesmo com tantas outras querendo tê-las, entre elas a própria capital”, frisou.
O prefeito Toninho Bellini elogiou o trabalho da SAMI, presidida pelo escritor Ricardo Pêcego Cardoso, que conquistou a verba e desonerou os cofres do Município. “É um trabalho que merece elogios e que mostra o quanto nossa cidade tem ligação com a cultura”, elogiou.
Durante a solenidade a Banda Lira Itapirense se apresentou e alunos da Escola Estadual Benedito Flores de Azevedo fizeram a leitura de trechos de poemas do escritor. A Casa de Menotti Del Picchia integra o rol de museus que são abrigados pelo Parque Juca Mulato. Além dela, lá estão o Museu Histórico e Pedagógico Comendador Virgolino de Oliveira e o Museu de História Natural Hortêncio Pereira da Silva Júnior.