Gazeta Itapirense

Senac: Confira as tendências do mundo do trabalho em Itapira e região

 Docente do Senac aponta os setores de comércio varejista e serviços, turismo e indústria com boas oportunidades

            A dificuldade para encontrar profissionais qualificados deve continuar sendo um grande desafio para os gestores. Em pesquisa produzida pela Robert Half, que elaborou o Guia Salarial 2022, quase 70% dos executivos afirmaram que, no próximo ano, preveem mais dificuldades para encontrar talentos no mercado. Por isso, segundo o docente Marcel Oliveira dos Santos, da área de gestão e negócios do Senac Itapira, é importante que o profissional busque qualificação e desenvolva competências que aumente sua empregabilidade, principalmente nas áreas que vem apontando crescimento como tecnologia, administração, logística, recursos humanos, marketing e saúde.

            O docente complementa dizendo que em Itapira e região, considerando pesquisas realizadas em sites de emprego, as oportunidades de vagas estão concentradas nos setores de comércio varejista e serviços, turismo e industrial. “Além do conhecimento técnico que cada área exige, o profissional deve se atentar às necessidades do setor com a utilização de sistemas e softwares que auxiliem na praticidade do processo e agreguem valor à sua qualificação. Assim, conhecer ferramentas tecnológicas que facilitem seu dia a dia será peça fundamental para sua colocação ou recolocação no mercado de trabalho”, pontua.

             O docente ressalta que assim como o conhecimento técnico é relevante, desenvolver habilidades comportamentais pode ser um diferencial na hora de uma contratação ou para que o profissional se destaque dentro da empresa. Para ajudar nesse momento, Marcel listou três competências que devem ser trabalhadas pelos profissionais:

  • Proatividade: não espere que as coisas aconteçam para que você tome uma atitude, procure tomar atitudes antes que elas aconteçam;
  • Adaptabilidade: as coisas mudam muito rápido, e devemos nos adaptar a estas mudanças;
  • Criatividade: o empreendedorismo provoca mudanças no comportamento das pessoas e inovar faz bem e te torna mais competitivo.

            Para quem está pensando em se qualificar ou atualizar conhecimentos e, assim, aumentar as chances de conquistar uma vaga de trabalho, o Senac Itapira está com inscrições abertas para 2022 nos cursos: Técnico em Administração, Técnico em Farmácia, Técnico em Informática, Técnico em Logística, Técnico em Modelagem do Vestuário e Técnico em Recursos Humanos. Caso precise de mais informações acesse o portal: www.sp.senac.br/itapira. Acompanhe também todas as novidades nas redes sociais @senacitapira.

Marcel Oliveira dos Santos

Serviço:

Senac Itapira

Endereço: Praça Bernardino de Campos, 150 – Centro – Itapira/SP
Informações: www.sp.senac.br/itapira.

Compartilhe
error: