Zoonoses de Itapira alerta sobre prevenção ao aparecimento de escorpiões
Com a chegada do período mais quente do ano, o Serviço de Controle de Zoonoses de Itapira reforça a importância de adotar medidas preventivas contra o aparecimento de escorpiões. Essas épocas favorecem a atividade dos mesmos devido ao calor e à umidade, aumentando o risco de acidentes. O departamento está à disposição da população para orientações através do telefone (19) 99723.1295.
Os escorpiões têm hábitos noturnos e preferem ambientes quentes e úmidos para se abrigar e se alimentar, que são mais comuns durante a primavera e o verão. Nesse período a reprodução deles também é acelerada, o que aumenta o risco de encontrá-los.
Para reduzir a presença desses animais, é importante adotar medidas de limpeza e organização: Manter o lixo bem fechado para evitar baratas, que servem de alimento para os escorpiões; Remover entulhos, folhas secas, materiais de construção e evitar folhagens densas próximas a paredes; Colocar telas nas janelas, vedar frestas em portas e rodapés e tampar ralos com protetores de borracha; Não deixar roupas ou toalhas no chão, sempre chacoalhar os sapatos antes de usá-los e manter camas e móveis afastados das paredes.
Caso encontre um escorpião em casa é importante tomar todos os cuidados para não ser picado. O principal deles é não tocar no animal com as mãos e usar ferramentas como pinças longas, luvas de couro e calçados fechados para manuseá-lo. Caso capture o animal vivo, coloque-o em um recipiente tampado e acione o Setor de Zoonoses para que ele seja encaminhado ao Instituto Butantan para obtenção do soro antiescorpiônico.
Quando ocorrem os acidentes com picadas é importante agir rápido lavando o local com água e sabão, aplicando compressa de água morna para alívio da dor (não usar gelo) e procurar imediatamente o Pronto Socorro do Hospital Municipal. Os acidentes podem ser leves, moderados ou graves e somente um profissional de saúde pode determinar a gravidade e a necessidade do uso do soro antiescorpiônico.
Limpeza de terrenos
A Prefeitura, através do setor de Fiscalização de Posturas, notifica todos os proprietários de terrenos para que façam a limpeza dos imóveis. Caso a determinação não seja cumprida no tempo estabelecido ocorre a aplicação de multas. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 3863.4610.
Em relação às áreas públicas, a Secretaria de Serviços Públicos mantém um cronograma de atendimento em toda a cidade. Solicitações podem ser feitas pelo telefone 3913.9455.