Gazeta Itapirense

Visando mais investimentos, SAAE ingressa no mercado livre de energia

No cenário dinâmico das políticas energéticas e administrativas, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) de Itapira marca uma nova etapa em sua trajetória ao adentrar no mercado livre de energia.

A migração para o Ambiente de Contratação Livre (ACL) traz consigo uma série de benefícios e oportunidades, dentre eles a liberdade de escolha do fornecedor, permitindo negociações diretas de preço, prazo, volume e forma de pagamento. Essa autonomia resulta em uma significativa redução de custos, podendo chegar a até 35%.

Outra vantagem é a estabilidade financeira proporcionada pela negociação de valores válidos por todo o período contratual. “Dessa forma, o SAAE não estará sujeito às variações das bandeiras tarifárias que influenciam os valores cobrados pelas concessionárias”, explica o presidente da autarquia, Carlos Vitório Boretti Ornellas.

A decisão estratégica em busca de eficiência e otimização de recursos foi tomada em dezembro de 2023, quando a autarquia fez a contratação – por meio do Pregão Eletrônico nº 11/2023 – da empresa Electric Consultoria e Serviços, sediada em Porto Alegre/RS, para prestar serviços de consultoria e assessoria técnica. O contrato, no valor de R$ 55.008,00 e válido por 12 meses, visa orientar a compra de energia e a escolha do fornecedor, dentro das diretrizes legais vigentes, assim como elaborar especificações técnicas e comerciais.

A expectativa é que a migração esteja concluída até julho e a estimativa é que a autarquia possa economizar até R$ 150 mil por mês, recursos que serão direcionados para investimentos na infraestrutura de tratamento e distribuição de água, além da coleta e tratamento de esgoto. “Com essa economia, poderemos planejar esses investimentos que não apenas aprimorarão a qualidade dos serviços prestados à população, mas também garantirão a sustentabilidade e a eficiência operacional do SAAE no longo prazo”, conclui Ornellas.

Compartilhe
error: