Gazeta Itapirense

ViradaSP Online é atração neste sábado dentro do calendário comemorativo de aniversário da cidade

 

 

Itapira é uma das 20 cidades do Estado de São Paulo que foram contempladas com o ViradaSP Online, evento gratuito com 12 horas e 18 atrações para os públicos adulto e infantil em diferentes linguagens: música, teatro, dança, documentário e outros. A maratona cultural gratuita acontece neste sábado, dia 30, a partir do meio dia como parte da programação especial de aniversário dos 201 anos de Itapira. A transmissão de todas as atrações, que conta com a participação de diversos artistas itapirenses, pode ser acompanhada pela plataforma #CulturaEmCasa (www.culturaemcasa.com.br) ou no aplicativo disponível nas lojas Apple Store e Google Play.

Um dos destaques da programação é o show da Velha Guarda Musical Vai-Vai, que faz homenagem a Henricão, cidadão itapirense e um dos fundadores da escola de samba.  O grupo, atualmente formado por 10 integrantes, representa o que há de mais tradicional no mundo do samba de raiz. Seus componentes, em sua maioria, são descendentes diretos dos fundadores do Cordão Carnavalesco Vai-Vai, que mais tarde foi elevado ao grupo das escolas de samba paulistanas.

A apresentação da Velha Guarda foi gravada no Teatro Sérgio Cardoso, assim como os shows do instrumentista Meno Del Picchia com participação especial de Otto; do rapper, compositor e beatmaker Kamau; e da banda precursora do novo samba-rock, Clube do Balanço. Tudo comandado pelos apresentadores Ellen Oléria e Luiz Ramalho.

 

Entre as diversas atrações itapirenses que serão transmitidos constam: o Coral da Cidade de Itapira; o projeto experimental de discotecagem Acid Guys com a dupla Rafael Pedroso e Junior Cyrino; show da Big Band da Casa das Artes; e apresentação do vídeo “Itapira de Menotti – As três primeiras décadas do Imortal Príncipe dos Poetas” em homenagem ao poeta Menotti Del Picchia e em celebração ao centenário da Semana de 22, que acontece no próximo ano. Para o público infantil, a Cia. Talagadá apresenta o espetáculo Monstro e Cia., Teatro de Formas com bonecos geminados, de manipulação direta, luvas, fios, figuras e sombras; e o espetáculo Raízes da Minha Terra com performances com as personagens Emília e Visconde de Sabugosa realizadas em pontos turísticos da cidade, numa proposta artístico-pedagógica dentro do contexto das riquezas culturais de Itapira e do país, acompanhado pela Banda Sinfônica Lira Itapirense..

A Amigos da Arte também produziu o Rolando Prosa – quadro especial, estrelado pelo contador de histórias e cancioneiro Rolando Boldrin, recheado de conteúdos especiais envolvendo a cultura popular da cidade. Histórias, canções e causos permeiam o programa que integrará todas as edições do evento.

Ao longo da transmissão também serão apresentadas outras entrevistas e atrações, dentre eles: Banda do Nheco, Nos tempos das Serestas com Zezo Marconi e X-9, apresentação e conversa com membros da Congada Mineira de Itapira, apresentação de Viola Caipira e Catira, entrevista com a Sra. Maria Mantelatto, entrevista com o Sr. Arlindo Bellini, entrevista com a Associação Itapirense de Ciclistas e exibição do documentário Entre Recortes: História do Bicentenário de Itapira, produzido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Itapira.

“A Virada SP é uma iniciativa de ampliação do acesso à cultura e de formação de público que valoriza a diversidade e a qualidade”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão. “O objetivo é ressaltar o papel estratégico das expressões artísticas para a promoção do desenvolvimento humano e econômico de todas as regiões do Estado.”

“Importante destacar que a excelência cultural do evento é moldada e protagonizada por artistas locais e pelo fundamental incentivo promovido pelas gestões municipais. Com a transmissão online, totalmente gratuita, via plataforma de streaming e pelo aplicativo #CulturaEmCasa, amplia-se a difusão desta riqueza artística das cidades paulistas para o restante do país”, ressalta Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

O secretário de Cultura e Turismo de Itapira, César Ricardo Lupinacci, destaca a importância do evento para a cidade e para os artistas locais. “Com a expectativa do final da pandemia a área artística está voltando a se reestabelecer. E com esse investimento, através de recursos governamentais, será muito mais alavancada. Nesse momento, a #VIRADA SP Online vem contribuir e apoiar os artistas para que possam se reerguer. Itapira é um celeiro de talentos que necessita estar ao lado de grandes artistas. Tenho certeza que, com essa abertura através da #ViradaSP Online, todo o trabalho será divulgado para milhares de pessoas, com retornos expressivos para o município. Esperamos ainda que, no próximo ano, consigamos trazer a ‘Virada’ para Itapira de forma presencial.”

A #ViradaSP Online 2021, é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com gestão e produção da Amigos da Arte. Em 2021 apenas 20 municípios do Estado foram contemplados.

 

Programação ViradaSP Online – Itapira

12h00  Início da transmissão

12h10  Coral Cidade de Itapira – Do Sacro ao Caipira.

12h45  Monstro e Cia, com Cia Talagadá Teatro de Formas Animadas

14h00  Itapira de Menotti – As três primeiras décadas do Imortal Príncipe dos Poetas, por Eric Apolinário

14h25  Clube do Balanço

15h45  Raízes da Minha Terra, com Banda Lira Itapirense

16h25  Kamau

17h40  Sopro, com Centro de Treinamento Vitalle

18h00  Rolando Prosa, com Rolando Boldrin

19h30  Velha Guarda Musical Vai-Vai

21h00 Meno Del Picchia + Otto

22h30  Big Band da Casa das Artes.

23h20  Acid Guys

 

Plataforma:

www.culturaemcasa.com.br

 

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/culturaemcasasp/

https://www.instragram.com/culturaemcasasp/

https://twitter.com/culturaemcasasp

 

Link com fotos: https://we.tl/t-fOV1WZqLW5

 

*Com informações da Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado

(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162

(11) 98849-5303 (plantão)

imprensaculturasp@sp.gov.br

 

Assessoria de Imprensa da Amigos da Arte

Pridea Comunicação

Ana Lucia Venerando – (11) 99299-7667

analucia@ateliercom.com

Compartilhe
error: