Gazeta Itapirense

Verificação das urnas é parte importante do processo eleitoral

O processo eleitoral de Itapira teve um passo importante na quinta-feira, 03, durante a verificação das urnas eletrônicas que serão usadas amanhã.

A cerimônia, comandada pela juíza Eleitoral Hélia Regina Pichotano e pelo promotor de Justiça Eleitoral Rodrigo Lopes, ocorreu no Cartório Eleitoral. Todos os detalhes das urnas foram mostrados aos presentes pelo chefe do órgão, o servidor público Marcelo Torres.

Ele foi minucioso em explicar cada detalhe do sistema eleitoral, em especial em relação à lisura e confiabilidade das urnas.

“Elas (urnas) estão lacradas e abastecidas com os nomes de todos os candidatos e são comprovadamente invioláveis e sem ligação externa”, explicou Torres.

Estiveram presentes também representantes das coligações partidárias que disputam o pleito e órgãos de imprensa da cidade.

As 177 urnas (161 ‘titulares’ e 16 ‘reservas’) estavam acomodadas em duas salas do Cartório Eleitoral e guardadas em caixas devidamente lacradas.

Com a experiência de ter comandado diversas eleições em Itapira de forma correta e sempre focada na transparência, Dra. Hélia se mostrou tranquila para mais este pleito: “Os processos eletivos estão sofrendo uma evolução muito grande e temos hoje eleições muito calmas. Entendo que temos algumas intercorrências, mas são pontuais e estamos preparados para socorrer essas questões, não só juridicamente falando, mas com equipamentos sobressalentes, caso seja necessário. Até o momento está tudo dentro da normalidade”, pontuou a magistrada.

Quem também aposta no sucesso de mais um pleito é o promotor Dr. Rodrigo Lopes: “todas as últimas eleições tudo ocorreu de forma mais tranquila possível, não me recordo de nenhuma intercorrência mais grave. Acho que o trabalho vem sendo muito bem feito pela Justiça Eleitoral da cidade, os servidores que atuam têm experiência absurdamente grande nesta área e sabem desenvolver o trabalho, em especial no dia do pleito. Vemos também candidatos e eleitores cada vez mais com bom senso, evitando qualquer conflito”.

 

Urna para todos

Moderna, confiável e ainda mais inclusiva, a urna eletrônica será equipada com um novo recurso de acessibilidade para auxiliar pessoas com deficiência visual na hora de votar. A partir das Eleições Municipais de 2024, a voz sintetizada Letícia guiará eleitoras e eleitores cegos ou com baixa visão por uma nova experiência eleitoral.

A garantia da plena inclusão dos mais de 1,3 milhão de eleitoras e eleitores que declararam ter algum tipo de deficiência no processo de escolha de representantes é uma das missões da Justiça Eleitoral. Além da voz Letícia e do inconfundível “pilili”, alerta sonoro emitido pela urna que indica o término da votação, o equipamento conta com outros recursos de acessibilidade, como:

– Sistema Braile e identificação da tecla “5” do teclado da urna, que é similar ao do telefone;

– Apresentação de um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na tela para informar, às eleitoras e aos eleitores com deficiência auditiva, os cargos que estão em votação no momento.

Compartilhe
error: