Gazeta Itapirense

Vereador pretende dificultar demolição de imóveis antigos

O vereador Leandro Sartori (PSOL) pretende dotar o município de uma legislação específica que preserve imóveis antigos com valor histórico. Ele contou para a GAZETA que se sentiu impotente diante da demolição do casarão que ficava localizado na esquina da rua Padre Ferraz com Francisco de Paula Moreira Barbosa, cuja ação ocorreu na semana passada.

Sartori se deu ao trabalho de examinar documentos que tratam da questão e descobriu a existência de uma Lei (2315/1991) que remonta ao período do ex-prefeito Bebeto Munhoz (1988-1992) que acabou, segundo ele, sendo deixada de lado pelos vereadores da época. “`Pretendo discutir o assunto com meus colegas de legislatura e dar uma nova roupagem ao texto existente”, revelou.

Leandro Sartori conta ainda que já fez contatos com pessoas ligadas à área da cultural para ouvir sugestões e não tem dúvidas de que o assunto deverá prosperar. “Estou conversando com pessoas ligadas à área da cultura. Queremos reformar e colocar a questão imaterial nessa lei”, afirmou.

Sartori descobriu que município já tem legislação sobre o assunto, deixada de lado em 1991

Embargo

Inicialmente, a prefeitura tentou embargar a demolição do casarão que teria sido projetado pelo arquiteto Victório Coppos (no início do século XX). O proprietário, Joaquim Pereira Mourão, empresário radicado em Águas de Lindoia, argumentou que não existia nenhuma Lei que impedisse sua intenção de demolir ao imóvel e que se a prefeitura mantivesse sua posição, iria acionar o município na esfera judicial.

Sem alternativas, o ex-prefeito José Natalino Paganini cedeu às exigências do proprietário, o qual, ainda mencionou em seus argumentos que o prédio estava estruturalmente comprometido e com risco de cair a qualquer momento.

 

 

 

 

Compartilhe
error: