Vacinação contra a gripe começa no dia 7 para grupos prioritários
A Prefeitura de Itapira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá início à vacinação contra a gripe na próxima segunda-feira, dia 7 de abril. A imunização será realizada em todas as 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, no horário de rotina de cada uma, com atendimento voltado aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
Vale lembrar que em razão da reforma do prédio, até o dia 11 de abril os atendimentos da UBS Central serão transferidos para a UBS Cubatão.
A vacinação contra a Influenza é fundamental para a prevenção de complicações graves da gripe, especialmente em grupos mais vulneráveis. O público-alvo desta etapa inclui: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes e puérperas; Idosos com 60 anos ou mais; Trabalhadores da saúde; Professores; Pessoas com comorbidades ou deficiência permanente (independente da idade); Profissionais das forças de segurança e salvamento; Profissionais do transporte coletivo e caminhoneiros; Povos indígenas e quilombolas; População privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional. A meta estabelecida é de pelo menos 90% do público-alvo, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
Para receber a vacina, é obrigatória a apresentação de documentos pessoais, incluindo CPF, Cartão SUS e Carteira de Vacinação. Como as doses são registradas em tempo real no sistema do Governo Federal, os dados ficarão disponíveis posteriormente no aplicativo Meu SUS Digital. Além disso, trabalhadores de categorias incluídas no grupo prioritário deverão levar um comprovante de atuação na área, como holerite ou declaração da instituição empregadora. Pessoas com deficiência ou comorbidades também precisam apresentar laudos ou relatórios médicos que comprovem sua condição.
“É importante também que as pessoas compreendam que como cada dose é lançada em tempo real no sistema pode ocorrer um tempo de espera nos postos. Todas as vacinas são nominais e precisam ser registradas no ato da aplicação”, explicou a responsável técnica pela Vigilância Epidemiológica, Josemary Apolinário.