Gazeta Itapirense

Vacinação avança e cidade fica mais de 20 dias sem óbito por covid

O enfrentamento da covid na cidade vive seu ponto mais positivo desde a instalação da pandemia em março do ano passado. Com todos indicadores em queda, aquele que mais chama atenção é a redução do total de óbitos. Até o presente momento, já são 21 dias sem nenhuma morte causada por complicações da doença. Para especialistas, o fato guarda relação direta com o avanço da vacinação.

O último registro data de 30 de agosto, quando a cidade chegou a 308 óbitos confirmados. Até então, os números eram superlativos. A partir de junho o total de óbitos ultrapassou a impressionante conta de mais de um por dia e média, com 38 registros em junho e 48 em julho – recorde durante todo o período de enfrentamento. O maior número de registros em um único dia permanece com o dia 15 de julho desse ano, com 09 anúncios.

Chama ainda a atenção os “óbitos em investigação”. O mês começou sem nenhum caso. No dia 03, foi anunciado o primeiro deles. No dia 09 já eram 03 . No entanto, todos foram descartados. Atualmente um vem sendo investigado desde o último sábado, dia 18.

 

UTI

 

Outro indicador que dá dimensão do momento favorável no combate à doença é o fato que a partir de 6ª feira, dia 17, o Hospital Municipal tem somente um paciente internado por covid em ambiente de UTI. Na enfermaria, dois outros esperam evolução. Somente a Santa Casa, que durante o mês passado chegou a ficar quase uma 10 dias sem usar sua estrutura de UTI, de uma hora para outra viu o número subir para 04 pacientes neste começo de semana.

 

CAUTELA

 

O secretário de Saúde Vladen Vieira ainda não quer nem ouvir falar na palavra “relaxamento”. “Não existe essa de melhor momento quando se trata de uma crise de saúde. Estamos tendo sim um decréscimo no número de casos, os procedimentos demonstram isso, mas quem garante que não pode haver um recrudescimento, como ocorreu no final do ano passado?”, questionou, lembrando ainda que a sociedade passa por um momento de reabertura em vários níveis.

Vieira acentuou que todos os cuidados mais elementares devem continuar sendo resguardados. “O alerta tem que estar sempre ligado”, defendeu. Voltou a mencionar o crescimento do número de casos da variante Delta na cidade, como fator de preocupação. “Ela (a variante) tem aparecido em toda a região. Significa que devemos estar atentos”, voltou a dizer. Ao finalizar, manifestou sua convicção  – até o final do ano, segundo sua expectativa – de que estará mais tranquilo somente a partir da imunização completa de toda a população.

Ocupação da UTI chegou à menor taxa desde primeiro semestre do ano passado

 

 

Compartilhe
error: