Gazeta Itapirense

Barragem se rompe em Ouro Fino e deixa cidades da região em alerta

A Defesa Civil de Mogi Guaçu (SP) monitora a situação do Rio Mogi Guaçu, após ter ocorrido o rompimento de um grande açude no município de Ouro Fino, em Minas Gerais. O rompimento ocorreu na tarde desta sexta-feira, 14.

Volume de chuvas causou erosão na barragem, fazendo com que ela se rompesse.

A Polícia Militar Ambiental de Ouro Fino foi acionada a comparecer na Fazenda São Sebastião, em Ouro Fino, onde constataram o rompimento da barragem que possuía aproximadamente 112 mil m³ de água, tinha se rompido. Do rompimento, foram atingidas áreas de pastagem e sub-bosques de floresta de mata atlântica. Foi atingida também uma ponte que faz divisa entre os municípios de Ouro Fino e Inconfidentes.

Áreas de pastagem e de floresta de mata atlântica foram atingidas, além de uma ponte que faz divisa entre os municípios de Ouro Fino e Inconfidentes.

Vídeo gravado minutos depois do rompimento:

 

As águas dessa represa seguiram com destino ao Rio das Pedras, cujo seus afluentes passam pela região do Zé Branco, em Itapira, depois seguem para o município de Mogi Guaçu – não oferecendo riscos para moradores de áreas urbanas, de acordo com a Defesa Civil de Itapira.

Água causou devastação por onde passou. Defesa Civil está em alerta.

Em setembro de 2020, uma fiscalização ambiental identificou irregularidades na construção da barragem, tendo à época lavrado um auto de infração e embargado a barragem.

A ocorrência se encontra em andamento para apuração de demais crimes ambientais que possam ter ocorridos.

FB/Gazeta * com colaboração do Jonas Rodrigues.

Compartilhe
error: