Unicamp Cello Ensemble se apresenta em Itapira no fim do mês
A próxima atração do Projeto Clássicos em Cena em Itapira é o Unicamp Cello Ensemble. Criada na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2013, a orquestra de violoncelos nasceu por iniciativa do professor Lars Hoefs, e reúne alunos de violoncelo da instituição. Apesar de se apresentarem sem regente, os músicos são liderados e ensaiados por Hoefs.
Especializado na obra de Villa-Lobos e frequentemente incluindo no repertório obras de novos compositores brasileiros, o Unicamp Cello Ensemble faz sua apresentação em Itapira no dia 26 de junho, às 19h, no anfiteatro do Grupo Penha. O espaço fica na Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete.
O concerto é gratuito, com comentários do Maestro Parcival Módolo, e encerra a programação do primeiro semestre do projeto Clássicos Em Cena. A série de concertos tem patrocínio do Grupo Penha, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e volta no dia 28 de agosto, após um breve recesso no mês de julho.
O Unicamp Cello Ensemble já se apresentou em alguns dos festivais mais prestigiados do Brasil, incluindo o Festival de Música de Inverno de Campos do Jordão, o Rio International Cello Encounters, o Centro Cultural de São Paulo e o Festival de Música Contemporânea Brasileira em Campinas, entre outros. Em 2016, o grupo gravou o CD “Cellos Without Borders” pelo PROAC, apresentando estreias mundiais, incluindo o Divertimento de Lalo Schifrin, e empreendeu uma turnê por todo o estado de São Paulo. Dois anos depois, em 2018, os músicos embarcaram rumo à Califórnia, onde brilharam em diversos concertos durante o Villa-Lobos International Chamber Music Festival, colaborando com renomados violoncelistas da Los Angeles Philharmonic e das orquestras de cinema de Hollywood. Já em 2019, durante o V Simpósio Villa-Lobos na USP, o grupo surpreendeu ao apresentar a versão original das Bachianas Brasileiras nº 5, uma interpretação que não era ouvida há 80 anos. Em 2023, o grupo apresentou a Fantasia Concertante de Villa-Lobos na Sala São Paulo durante o III Encontro da Associação Brasileira de Violoncelistas, e também esteve no Rio International Cello Encounter.
O projeto Clássicos em Cena nasceu no ano 2000 e já passou por mais de 15 cidades. A iniciativa foi idealizada pelo Maestro Parcival Módolo em colaboração com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura, e tem como ponto central a propagação de música clássica e instrumental de maneira gratuita e acessível ao público em geral. Os concertos têm apresentação e comentários do Maestro Parcival Módolo, que conduz e enriquece a noite musical, com curiosidades, histórias e informações que ajudam o público a apreciar melhor as composições.
Professor e regente com carreira internacional, Módolo tem mestrado em música dos séculos XVII e XVIII na Alemanha e doutorado pela University of Southern California, em Los Angeles. Foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e atualmente é coordenador geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo, além de atuar regularmente como regente convidado em várias orquestras brasileiras e no exterior.
Grupo Penha
Reconhecido como uma referência na indústria, o Grupo Penha é um dos principais produtores de embalagens de papelão ondulado no Brasil, com 10 unidades distribuídas em quatro estados: São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Bahia.
Com 63 anos de expertise, seus 2,2 mil colaboradores se dedicam diariamente a desenvolver soluções de embalagens únicas e sustentáveis que incorporam os mais avançados e personalizados serviços disponíveis no mercado, cultivando parcerias sólidas que transcendem a simples entrega de produtos.
Serviço:
Ministério da Cultura e Grupo Penha apresentam:
Clássicos em Cena em Itapira
Convidado: Unicamp Cello Ensemble
Data: 26 de maio de 2024 (4ªf)
Horário: 19h
Entrada Franca
Local: Anfiteatro da Penha – Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete, em Itapira/SP