Gazeta Itapirense

Totonho Munhoz deve ser eleito hoje para a Mesa Diretora da Alesp

Neste sábado, 15, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realiza o processo de eleição da nova Mesa Diretora, órgão responsável pela direção dos trabalhos administrativo e legislativo da Casa, para o biênio de 2025 a 2027.

De acordo com o Regimento Interno da Assembleia, a eleição terá início às 15h, sendo conduzida pela atual composição. Somente a eleição de presidente será nominal. Após a proclamação do resultado, este assume a presidência da sessão e conduz o restante do processo, promovendo a votação para os cargos de 1º e 2º secretários, respectivamente.

O processo é sucessivo, seguindo-se a eleição do 1º, 2º, 3º e 4º vice-presidentes, 3º e 4º secretários. Cada um dos cargos precisa obter, no mínimo, 48 votos favoráveis. Além disso, é praxe no parlamento paulista que as eleições para os cargos da Mesa Diretora se deem de acordo com a proporção partidária, ou seja, o presidente, o 1º e o 2º secretários representam o primeiro, o segundo e o terceiro partidos com maior número de assentos na Assembleia.

O deputado Totonho Munhoz irá disputar o cargo de 2º secretário como representante da Federação PSDB/Cidadania. Seu nome foi aprovado por unanimidade pelo grupo.

Totonho Munhoz deverá ocupar cargo de destaque na Alesp (Foto: Alesp/Divulgação)

“Estou muito feliz e honrado para assumir mais este desafio em minha vida pública, caso seja eleito né. É mais um desafio que terei pela frente, entre tantos outros que já tive ao longo de quase 50 anos na política, pois mexe com toda a estrutura administrativa da Casa, como funcionários por exemplo, bem como com os 93 deputados. Mas estou preparado e pronto para trabalhar muito, como sempre fiz por onde passei”, explicou Totonho, em entrevista exclusiva para A Gazeta.

A Alesp é na verdade uma verdadeira ‘Torre de Babel’ que envolve 25 partidos de diferentes ideologias e convicções.

Depois de ter sido tirado à ‘força’ pelo governador Tarcísio de Freitas de sua tão propalada aposentadoria, Totonho Munhoz afirmou não temer mais esta batalha que terá pela frente: “comandante, já passei pela Petrobrás, prefeitura de Itapira três vezes, estou no sétimo mandato aqui na Alesp, fui líder de Governo duas vezes, duas vezes presidente desta Casa, secretário de Agricultura, ministro da Agricultura do presidente Itamar Franco, portanto sei dos desafios que virão e eles não me intimidam. Mas garanto que vou atuar da mesma forma que atuei ao longo dos anos, me dedicando ao máximo, ouvindo as pessoas e trabalhando para o melhor de todos”, garantiu.

A votação de hoje deve manter no cargo o atual presidente, André do Prado (PL), com o PT fazendo o 1º secretário e a Federação PSDB/Cidadania o 2º secretário.

Compartilhe
error: