Gazeta Itapirense

Toninho Bellini inaugura Centro de Hemodiálise de Itapira

O Centro de Hemodiálise de Itapira já é uma realidade. O prefeito Toninho Bellini inaugurou na tarde desta sexta-feira a unidade de terapia renal que terá capacidade para atendimento de até 72 pacientes aqui mesmo no município terminando assim com o martírio daqueles que necessitam buscar tratamento em outras cidades.
O descerramento da placa comemorativa foi precedido por muita emoção, com depoimentos e discursos sobre a “luta” para conquistar o Centro agora entregue à comunidade itapirense.
Reinaldo Lima, um dos pacientes renais que ainda fazem hemodiálise na unidade instalada em Mogi Mirim, agradeceu em lágrimas pela conquista: “em nome dos que se foram lutando pela vida, e também em nome das 40 mulheres e homens itapirenses que três vezes por semana vão a Mogi Mirim fazer diálise, acordando de madrugada e enfrentando adversidades, mal estar e os perigos da rodovia”, discursou muito emocionado.

Reinaldo Lima representou os 40 pacientes renais de Itapira que fazem diálise
O prefeito Toninho Bellini discursa no evento de inauguração: sonho realizado
O deputado Bruno Zambelli contribuiu para a instalação do Centro de Hemodiálise

A previsão para o início dos atendimentos no novo Centro de Hemodiálise de Itapira é para março. Todos os equipamentos e poltronas já estão instalados na unidade, que conta também com um sistema de filtragem da água por osmose reversa, imprescindível na terapêutica, considerado ultra-moderno.
Os pacientes ainda contarão com uma equipe multidisciplinar composta por nefrologista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo, nutricionista, assistente social e auxiliares de serviço geral.
Um montante de R$ 500 mil, oriundo de emenda destinada pelo deputado estadual Bruno Zambelli, que esteve presente à cerimônia, garantirá o custeio dos serviços nos primeiros três meses de atendimento, sendo que após o Ministério da Saúde arcará com todas as despesas. O custo mensal de operacionalização da unidade é estimado em R$ 160 mil.

Odilon da Costa representou o Laboratório Cristália que contribuiu com a conquista
Toninho Bellini e o deputado Bruno Zambelli descerram placa de inauguração da unidade
 Bellini e a primeira-dama, com o deputado estadual Bruno Zambelli e esposa, e o secretário Zé Maria Rostirola plantam árvore na inauguração

Em seu discurso, Toninho Bellini lembrou dos momentos chaves da conquista da unidade, e ressaltou que o Centro de Hemodiálise sempre fora uma promessa de mais de 25 anos no município, mas que nunca saía do papel.
“Desta vez eu não deixaria de vê-lo se concretizar, porque priorizamos como projeto de nossa campanha quando ainda candidato a prefeito. Hoje é mais que um sonho, é um marco na história de Itapira e região”, afirmou o prefeito, sem deixar de observar os recursos próprios da prefeitura na reforma do prédio do Centro.
Bellini ainda fez questão de mencionar de todos que contribuíram para a inauguração da unidade, como os deputados Altair Moraes e Bruno Zambelli, o Laboratório Cristália, representado pelo seu vice-presidente de relações institucionais, Odilon José da Costa, a empresa Consult Consultoria e Negócios Imobiliários, dentre outros.
O deputado estadual Bruno Zambelli também discursou e fez uma cronologia da sua participação para a inauguração da unidade, que conta com 14 máquinas de diálise com respectivas poltronas. O transporte de pacientes será feito por ambulância própria. Em caso de emergência e urgência o transporte será feito por ambulância do Samu.
O Centro de Hemodiálise de Itapira fica localizado à rua Vitório Coppos, 122, São Benedito. O funcionamento ocorrerá de segunda a sábado das 6h às 18h, em dois turnos de atendimento dos pacientes.

Centro de Hemodiálise conta com 14 equipamentos e poltronas, além de filtros de água com osmose reversa de última geração

 

Compartilhe
error: