Toninho Bellini entrega ‘Serviço Municipal de Cardiologia’
A manhã desta segunda-feira, 10, foi marcada por mais uma grande conquista para os itapirenses com a entrega, por meio da Secretaria de Saúde, do Serviço Municipal de Cardiologia.
O novo setor está funcionando no prédio do CEM (Cento de Especialidades Médicas) “Dr. Ronaldo Monezzi”, ao lado do Hospital Municipal e reúne em um só local a oferta de consultas dessa especialidade, exames específicos e também um ambulatório para tratamento de insuficiência cardíaca.
A cerimônia foi concorrida e contou com a presença do prefeito Toninho Bellini, do vice Mário da Fonseca, do secretário de Saúde, Vladen Vieira, de médicos que irão atuar no novo espaço, dos vereadores Mino Nicolai, André Siqueira, Fábio Galvão, Maísa Fernandes, Beth Manoel, Carlos Briza, vários secretários municipais e funcionários da Secretaria de Saúde.
“Tenho certeza que este é apenas o início de uma nova era da cardiologia em Itapira, pois em breve vamos nos tornar referência regional nesta especialidade também, como somos em tantas outras. Do mesmo jeito que nosso Centro de Hemodiálise já é uma referência regional, logo aqui também será”, profetizou o prefeito Toninho Bellini.
Bellini fez questão de destacar os momentos difíceis que passou: “nós pegamos a cidade em 2021 no auge da pandemia de Covid-19, depois veio essa pandemia de dengue e mesmo assim nunca deixamos de investir no setor de saúde, foram mais de três anos de constantes investimentos. No caso do Serviço Municipal de Cardiologia os recursos foram 100% dos cofres municipais”, disse.
O Serviço Municipal de Cardiologia foi criado para proporcionar maior integração da especialidade junto à Rede Básica de Saúde e o Hospital Municipal. Atuarão no local os dois médicos cardiologistas que já atendem no CAIS (Centro de Assistência Integral à Saúde), Dr. Antonio Fidelis Guil e Dr. Daniel Duarte da Conceição Miranda, e mais dois médicos cardiologistas especialistas em exames, Dr. Raul Serra Valério e Dr. Valentim Patrício Valério.
A forma de acesso ao serviço será por meio das Unidades Básicas de Saúde e do Hospital Municipal com intermédio da Central de Regulação do município. Dentre os exames ofertados no local constam Consultas, Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Ecocardiograma de Stress, Teste Ergométrico, Holter de 24 horas e Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (MAPA).
“Estou confiante de que, com a dedicação desses renomados profissionais médicos e de toda a equipe técnica seremos capazes de oferecer cuidados de alta qualidade aos nossos munícipes”, completou o prefeito.
Apesar da relevância do novo serviço, a organização da Secretaria Municipal de Saúde possibilitou que a implantação não demandasse de altos investimentos. Além da reforma da sala, foram adquiridos somente alguns equipamentos como monitor multiparâmetros, carro de emergência, maca fixa, balança antropométrica, materiais de escritório e outros que, juntos, somam aproximadamente R$ 50 mil.