Gazeta Itapirense

Thiago Menezes lança livro que fala de sua descendência prussiana

 

O jornalista e escritor Thiago de Menezes está lançando mais um livro no mercado editorial. Trata-se da obra “Galenbeck, a saga de uma família”, publicado pela Editora Futurama. Com 200 páginas e com fotos raras ilustrando a obra, o livro de número 42 de sua autoria, narra a saga de familiares seus que emigraram da Alemanha para o Brasil a partir do final do século XIX.

Apesar de assinar Menezes, o escritor explica que é tataraneto de Frederico Galenbeck e trineto do patriarca Guilherme Gallenbeck. “Carrego o sobrenome com muito orgulho, me chamo Thiago Roberto Francisco Galenbeck Gagliardi de Menezes. Sendo o Galenbeck com N, igual aos de meus antepassados que no livro remontam aos anos 1600”, detalhou.

Nas raízes genealógicas de seus familiares, existe ainda o encontro dos Galenbecks com os Mähl.  “Narro passagens da bisavó de minha trisavó Christina, uma verdadeira epopeia familiar. Christina era Mähl e casada com Galenbeck, sendo a mãe, avó, tia e bisavó de todos. É a bisavó de minha avó Diva, que é a única neta de Frederico Galenbeck ainda viva. Ele foi, assim como o pai e o irmão, muito conhecido em sua época. Há muitos recortes de jornais falando deles ainda”, comentou.

Menezes investe tempo e energia nesta obra desde 2017. Ele assegura que foram incontáveis horas de pesquisas e entrevistas. Decidi exumar pessoas e fatos familiares na ocasião em que me deparei com a importância de que muitos dos meus ancestrais estavam presentes na formação de algumas cidades que se tornariam importantes no estado de São Paulo como Araras e Leme”.

Segundo Thiago Menezes, sua pesquisa abrange 165 anos da vida de uma família prussiana no Brasil, “Com laços históricos e sociais importantes em lugares como Mogi Mirim, Rio Claro, Limeira, Pirassununga, Santa Cruz das Palmeiras, Itirapina e, principalmente, Bebedouro”.  Ele cita como exemplo a importância dos Galenbeck na formação de Araras, onde, segundo ele, os seus ancestrais “Se fizeram presentes em um raro movimento de ascensão social, uma vez que suplantaram aos fazendeiros para os quais começaram suas vidas no segundo Império, como colonos”, narrou.

O escritor assina seu 42º livro explorando temática familiar

 

Compartilhe
error: